Se você teve um celular roubado, deve imediatamente abrir um boletim de ocorrência, as vezes você consegue recuperar o aparelho de volta, ou mesmo entra nas estatísticas para que a polícia preste mais atenção em seu bairro!
Mas você pode fazer outra coisa! Bloquear o IMEI do celular! Mas Jefferson, eles depois desbloqueiam pagando R$50, ta! Mas pensa comigo! Você não quer mesmo complicar a vida deste cidadão?
Após pensar um pouquinho, vamos ao tutorial!
1. Vamos descobrir o IMEI do Celular!
Se você já teve o celular roubado, procure o IMEI na Nota Fiscal ou na caixa do aparelho perto de onde fica o código de barras, o IMEI tem 15 dígitos, e este número sempre estará la! Você pode acessar o site ou entrar em contato com a loja que comprou caso não tenha a caixa nem a Nota Fiscal para pedir uma segunda via!
Se você quer apenas se prevenir: Para descobrir o IMEI do seu aparelho, digite *#06# no telefone, do mesmo jeito que faria para efetuar uma ligação — um código com 15 dígitos, será exibido na tela, anote-o, este é o IMEI.
2. Faça um boletim de ocorrência do celular que foi roubado ou furtado
Faça um boletim de ocorrência do celular roubado ou furtado!
Caso seu celular tenha sido roubado – quando há grave ameaça ou violência – é importante ir até uma delegacia mais próxima e registrar o boletim de ocorrência!
Caso, o aparelho foi apenas furtado – você não recebeu nenhuma ameaça, ele apenas sumiu – Alguns Estados permitem fazer o boletim de ocorrência online.
Pesquise no Google por Delegacia Virtual seguido de sua Cidade ou Estado!
3. Faça o bloqueie do IMEI do celular na operadora
Para bloquear o IMEI do celular por roubo ou furto, ligue para a sua operadora usando os seguintes números:
- Claro: 1052
- TIM: 1056 ou *144
- Vivo: 1058 ou *8486
- Oi: 1057 ou *144
- Nextel: 1050 ou (11) 4004–6611
A sua operadora poderá solicitar o seu documento de identidade, e o boletim de ocorrência, para comprovar a necessidade de bloqueio, e você poderá enviar por e-mail!
Assista também