A Administração de Ciberespaço da China (ACC) recentemente instruiu a remoção do WhatsApp e do Threads, ambos da Meta, além de vários outros aplicativos da App Store. O país determinou a retirada dos aplicativos dentro da China, e a Apple irá cumprir com a decisão, embora não concorde com ela.
Além do WhatsApp e do Threads, Signal e Telegram foram outros 2 apps removidos da App Store por ordem do Governo Chinês, segundo informações das empresas de monitoramento de aplicativos Qimai e AppMagic.
A empresa enfatizou que é necessário cumprir as regulamentações dos países em que atua, mesmo que haja discordância com algumas delas.
App Store na China
Felizmente, a decisão afeta apenas os aplicativos no território Chinês, e não deve causar impacto no ocidente, exceto se você viajar para o país, o que “pode” em tese causar problemas de comunicação via WhatsApp.
Falta de controle sobre apps estrangeiros
A exclusão dos quatro aplicativos mostra um aumento da falta de tolerância por parte do governo chinês em relação a certos serviços de mensagens estrangeiros que não estão sob seu controle.
Outras aplicações da empresa Meta, como Instagram, Facebook e Messenger, ainda estavam disponíveis para download no território Chinês, segundo a agência de notícias Reuters. Vários outros aplicativos famosos desenvolvidos por companhias do ocidente, como YouTube e X (antigo Twitter), também estavam acessíveis.
Até agora, não foi esclarecido o motivo pelo qual somente o WhatsApp e o Threads podem ter levantado preocupações de segurança entre as autoridades chinesas. A Meta ainda não se pronunciou a respeito das decisões tomadas pelas autoridades chinesas.
No entanto, os quatro aplicativos ainda podem ser acessados em Hong Kong e Macau, que são ambas regiões administrativas especiais da China.
Será que a Meta vai tomar alguma decisão a respeito? Para ficar sabendo, nos siga nas redes sociais! @canaljms