A OpenAI passou por uma semana caótica recentemente. Depois da demissão do CEO Sam Altman por parte do conselho e a readmissão dele três dias depois, a empresa anunciou novidades no seu principal produto, o ChatGPT.
A partir de agora, todos os usuários do ChatGPT terão acesso ao serviço por voz, mesmo os que utilizam o plano gratuito. Esse recurso foi lançado para os usuários pagos em setembro, e funciona basicamente como um assistente de voz completo, assim como a Siri, Alexa ou Google Assistente. Só que mais completo, eu diria!
Como o ChatGPT por voz vai funcionar
O perfil oficial da OpenAI postou no X (Twitter) uma demonstração de como o ChatGPT deve funcionar pelo mecanismo de voz.
Corrida das IAs
Por outro lado, a Google e a Amazon estão adaptando seus assistentes de voz para usar modelos de linguagem baseados em inteligência artificial. Isso significa que em breve, a Alexa e a Google assistente vão apresentar a funcionalidade de voz do ChatGPT em moldes parecidos.
No entanto, é bom relembrar que essa funcionalidade está em fase inicial. Por exemplo, no vídeo acima a resposta do ChatGPT é mais longa do que prática, dando uma resposta de 66 palavras em 23 segundos, descrevendo o cenário imaginado de comer pizza em detalhes dolorosos.
Se você tem interesse em conversar com o ChatGPT, o recurso de voz deve estar chegando aos dispositivos iOS e Android agora mesmo. Por fim, recomendo você ficar de olho nas redes sociais do @canaljms, pois estamos sempre postando novidades relacionadas às IAs e à tecnologia em geral!