A OpenAI está testando uma nova função no ChatGPT, que permite ao chatbot armazenar informações relevantes sobre o usuário. Dessa forma, o chatbot pode fornecer conteúdo personalizado sem precisar repetir constantemente os detalhes das solicitações.
Através do pleno controle do usuário, a memória do ChatGPT possibilita que a IA armazene dados significativos referentes ao usuário, tópicos de interesse e prompts prévios.
O objetivo é promover diálogos mais dinâmicos entre você e a plataforma, bem como viabilizar respostas mais abrangentes e conteúdos mais completos.
Como funciona o Armazenamento do ChatGPT?
De acordo com a empresa, as informações são armazenadas apenas quando solicitada pelo usuário através do aplicativo. Em outras palavras, a plataforma de inteligência artificial (IA) garante não registrar todas as interações realizadas com ela.
Por exemplo, você pode informar ao chatbot que é um profissional de alto cargo e pedir para o algoritmo registrar essa informação. Então, o ChatGPT usará esse dado para criar conteúdos com uma abordagem corporativa.
Leia também:
Do mesmo modo, é possível indicar que é preferível textos concisos, com títulos e listas para facilitar a leitura. Assim, toda vez que solicitar um texto, não será necessário explicar o formato do conteúdo.
Em uma exibição, a OpenAI reteve informações pessoais, como o fato de ter uma filha de dois anos e gostar de viajar, para que os textos e imagens sejam representativos das personalidades individuais.
Total controle sobre a funcionalidade
A plataforma disponibiliza opções adicionais para o controle das memórias, começando pela capacidade de desativá-las completamente nas configurações. As configurações também fornecem uma lista das informações armazenadas que podem ser excluídas quando você desejar.
Além disso, é possível criar um chat totalmente livre de memórias sem precisar desativá-las. Essa alternativa é oferecida por meio de conversas temporárias, que duram até 30 dias e não são registradas no histórico nem utilizadas para treinar o modelo.
Porém, a OpenAI ressalta que tem a possibilidade de “utilizar o conteúdo que você compartilha com o ChatGPT, incluindo informações recordadas, com o intuito de aprimorar nossos modelos para benefício geral”. Entretanto, caso não deseje isso, é possível desabilitar a coleta de dados nas configurações de privacidade.
Disponibilidade
A mais nova funcionalidade já está acessível tanto para os usuários das contas gratuitas quanto para os perfis que têm planos pagos, mas o acesso ainda é limitado.
A empresa informou que, nesta semana, foi disponibilizado o ChatGPT gratuito e Plus para um grupo restrito de usuários, com o objetivo de avaliar sua utilidade. Em breve, serão divulgados os planos para uma expansão mais abrangente do serviço.
Além disso, é importante ressaltar que os recursos também serão disponibilizados para os usuários Team e Enterprise no futuro.
Gostou da novidade? Caso queira ficar por dentro de outras como essa, você pode nos seguir nas redes sociais! @canaljms Por lá, te notificaremos sobre tudo que acontece no mundo da tecnologia.