A LG apresentou durante sua premiere mundial na CES 2024 uma mudança de perspectiva e a nova geração de produtos baseados em inteligência artificial LG ThinQ UP 2.0, que transforma seus produtos ainda mais inteligentes.
A apresentação começou com o CEO da LG, William Cho reafirmando a meta ambiciosa da marca anunciada pela primeira vez no ano passado – de se transformar em uma empresa de soluções para vida Inteligente – a empresa está agora em um momento de ir além do lar, e expandir o seus negócios para diversos espaços, incluindo mobilidade, comercial e virtual.
A LG pretende melhorar a experiência do usuário, concentrando-se em cinco elementos-chave denominados 3C2S: Cuidado, Conectividade, Personalização, Servitização e Sustentabilidade. A empresa redefiniu a IA como “Inteligência Afetiva”.
Inteligência de vida em tempo real
Durante a conferência, o CEO da LG destacou as características únicas das soluções de IA, começando pela sua capacidade de aproveitar uma riqueza de dados, entre os 500 a 700 milhões de produtos da marca atualmente em uso em todo o mundo, existem muitos dispositivos inteligentes equipados com sensores inteligentes suportados por IA que são otimizados para aprender e analisar os padrões de vida “físicos” e “emocionais” dos usuários completou ele.
Enquanto muitas empresas dependem de dados baseados na Internet para treinar a sua IA, a LG tem a vantagem de poder recorrer a dados da “vida real” analisados a partir de milhares de milhões de dispositivos conectados!
A LG afirma seu papel fundamental desempenhado pelo LG AI Brain, um poderoso mecanismo de processamento impulsionado pelo grande modelo de linguagem da marca. Aproveitando o vasto repositório de dados de usuários da empresa, o AI Brain prevê as necessidades dos clientes com base nas interações usuário-produto e no aprendizado contextual para executar processos de raciocínio avançados e gerar soluções por meio da orquestração das ações de dispositivos físicos.
LG assume compromisso com a Inteligência Responsável
A marca está consciente da sua responsabilidade de empregar IA de forma ética e se compromete em ser responsável pelos impactos e consequências das suas decisões e ações. A empresa pretende desenvolver sistemas de IA que sejam úteis a todos os seus usuários, e promovam comportamentos seguros para garantir segurança de todos os dados pessoais que são recolhidos.
A marca destacou ainda o sistema de segurança de dados da empresa, chamado de LG Shield, que foi projetado para proteger dados e informações pessoais em todas as fases do processo, desde a coleta e armazenamento até a utilização.
O CEO enfatizou que a abordagem da LG à IA está firmemente enraizada na crença de que os clientes devem ter controle total, e destacou que “A vida é boa. Esta é a promessa sólida e intransigente que nos motiva a criar uma vida melhor para os nossos clientes, mesmo na era da IA.”
A marca também apresentou um projeto para a casa inteligente baseada em IA, incorporando a tecnologia exclusiva de “Inteligência Afetiva” da LG na plataforma ThinQ tecnologia usada em seus produtos e Smart TVs. Além de novos serviços como o ‘ChatThinQ‘, um chatbot generativo de IA que permite conversas naturais com os clientes, e o ‘3D Home View‘, uma visualização 3D da casa para controle integrado de espaços de forma intuitiva, mas também revelou planos para lançar um novo hub doméstico inteligente.
A empresa apresentou ainda o LG AlphaWare, um conjunto de soluções de software da empresa para veículos. O novo chipset LG8211 que deve equipar seus produtos, e o Smart Home AI Agent, seu agente de Inteligência Artificial (IA) para casa inteligente na CES 2024.
O robozinho de IA para casa inteligente da LG possui tecnologias robóticas, de IA e multimodais que lhe permitem se mover, aprender, compreender e se envolver em conversas complexas.
Um gestor doméstico versátil e companheiro num só, a solução de vida inteligente da marca melhora a vida quotidiana dos utilizadores e demonstra o compromisso da empresa em concretizar a sua visão “Zero Labor Home”.
O dispositivo inteligente pode interagir verbalmente com os usuários e expressar emoções por meio de movimentos possibilitados pelas articulações articuladas das pernas. Além disso, o uso da tecnologia de IA multimodal, que combina reconhecimento de voz e imagem com processamento de linguagem natural, permite que o agente de IA de casa inteligente compreenda o contexto e as intenções, bem como se comunique ativamente com os usuários.
O agente de IA utiliza sua câmera integrada, alto-falante e vários sensores para coletar dados ambientais em tempo real, incluindo temperatura, umidade e qualidade do ar interno. As tecnologias avançadas de IA da LG analisam estes dados, aprendendo-os continuamente e combinando-os com informações externas.
Ao chegar em casa por exemplo, o agente de IA cumprimenta vocês na porta da frente, discerne suas emoções analisando sua voz e expressões faciais e seleciona músicas ou outros conteúdos de acordo com seu humor. Ele também consegue auxiliar os usuários em seu dia a dia, fornecendo detalhes de transporte, atualizações meteorológicas, horários pessoais ou lembretes para tomar medicamentos.