Na CES 2024, a ASUS apresentou uma nova criação: os óculos AirVision M1. Esses óculos têm a capacidade de funcionar como uma segunda tela para celulares e computadores.
Com esse dispositivo, é possível visualizar displays virtuais de diversos tamanhos. Essa tecnologia promete trazer uma nova experiência aos usuários.
Lentes
Com um design semelhante aos óculos tradicionais, o aparelho abriga uma tela Micro OLED em cada lente que, ao trabalharem em conjunto, criam um display envolvente com resolução Full HD, 95% de gama de cores DCI-P3 e pico de brilho de 1.100 nits.
O painel virtual proporciona um campo de visão de 57º, similar à visão natural do ser humano, conforme afirmado pela produtora.
Conectividade
Conectados a um smartphone ou computador por meio de um cabo USB-C, os novos óculos de realidade aumentada da ASUS o AirVision M1 agora mostra os conteúdos desses dispositivos na tela virtual projetada.
É possível transmitir uma variedade de tipos de conteúdos, desde vídeos e jogos até reuniões virtuais, além de executar softwares, abrir navegadores e muito mais.
Botões
O ASUS AirVision M1 possui controles sensíveis ao toque nas laterais, microfones embutidos e alto-falantes com cancelamento de ruído.
Outro detalhe importante é que apenas quem estiver usando o óculos é capaz de visualizar o que está na tela, garantindo assim uma experiência totalmente privativa, conforme a empresa ressalta.
Telas virtuais e áudio do ASUS AirVision M1
Ao criar a interface virtual, o usuário dos óculos da ASUS tem a opção de fazer com que ela siga os movimentos da sua cabeça ou fixá-la em um ponto específico, como se fosse um monitor real.
No segundo caso, é possível interagir normalmente com outras pessoas e objetos, movendo-se livremente sem precisar tirar o AirVision M1 do rosto.
Além disso, é viável gerar várias interfaces virtuais em vez de apenas uma, dependendo da compatibilidade com o dispositivo conectado. Cada uma dessas telas pode ser configurada para exibir seu próprio conteúdo, tornando mais fácil realizar tarefas como edição de imagens, por exemplo.
Além da configuração de tela 16:9 padrão, o acessório oferece suporte para diferentes proporções de tela, como 4:3, mais quadrada, e as proporções ultrawide 21:9 e super ultrawide 32:9.
O AirVision M1 também possui um sistema de áudio e microfones que reduzem o ruído ambiental. Além disso, ele utiliza um cabo USB-C revestido de tecido para se conectar a dispositivos como computadores, smartphones e outros aparelhos com portas USB-C que suportam saída de vídeo. Diferentemente do Apple Vision Pro, o lançamento não possui processamento interno.
Esse dispositivo ainda não teve disponibilidade e preço revelados. Caso queira ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia, você pode se inscrever no nosso canal do Youtube!