No ano passado a União Europeia decidiu que será obrigado que todos os celulares tenham baterias removíveis, outra vez! O regulamento foi aprovado pelo Conselho Europeu e o objetivo é de inibir práticas monopolistas que dificultam a substituição destes componentes.
A nova regra determina que todos os celulares lançados na União Europeia tenham baterias removíveis até o ano de 2027! E embora a lei não tenha força em outros países fora do bloco, termina que as fabricantes adotam o que é decidido por lá, para todos os outros países porque simplesmente não faria sentido vender celulares com um design no bloco e outro nos demais Países!
Assim como aconteceu com o USB-C nos iPhones recentemente onde a Apple também foi obrigada a cumprir uma lei do parlamento Europeu!
O Conselho Europeu diz que “as baterias devem ser removíveis e substituíveis pelo usuário final“, o que significa que qualquer pessoa deve ser capaz de trocar a bateria do seu celular, assim como antigos celulares dos anos 2000.
As baterias removíveis ainda devem conter um código QR com informações sobre a sua composição, componentes internos, porcentagem de material reciclado e dados para sua substituição.
A Comissão Reguladora da UE definiu ainda, que as marcas têm o tempo hábil de quatro anos para adaptarem seu hardware e design de modo que atenda aos regulamentos.
Direito ao reparo das baterias removíveis
A mudança também permitirá que o consumidor troque as baterias em casa, dispensando a necessidade de profissional. O “direito de reparo” se tornou tendência em aparelhos eletrônicos nos últimos anos.
No entanto, a mídia americana enfatizou repetidamente que o processo de reparo ainda é muito difícil e que, em última análise, será mais conveniente entregar o smartphone a técnicos com conhecimentos relevantes.
E embora eu tenha algumas ressalvas em relação as baterias removíveis, como o uso dos materiais como polímeros plásticos na tampa traseira dos smartphones, o que talvez inviabilize acabamentos mais premium, conseguir remover a bateria além de permitir que o consumidor troque a bataria quando necessário, te da mais controle e privacidade contra espionagem digital.
Regras justas para todas as fabricantes
As novas regras visam melhorar o funcionamento do mercado interno de baterias e garantir uma concorrência mais leal com base em requisitos de segurança, sustentabilidade e rotulagem.
Isto será alcançado através de normas de desempenho, durabilidade e segurança, limites rigorosos para substâncias perigosas como o mercúrio, o cádmio e o chumbo, e informações obrigatórias sobre o uso de carbono das baterias.
O regulamento introduz requisitos de rotulagem e informação para componentes de baterias e materiais reciclados, bem como “passaportes de baterias removíveis” eletrônicos e códigos QR.
Para dar aos estados membro e as fabricantes tempo suficiente para se prepararem, os requisitos de rotulagem serão aplicáveis até 2026 e os códigos QR até 2027.
As informações são do Conselho Europeu