Ao começar este artigo, eu preciso dizer que é normal a temperatura do seu celular ou notebook subir; mas caso o seu celular ou notebook estejam muito quentes, da pra fazer algumas coisas para evitar que seu dispositivo superaqueça em dias mais quentes!
Acontece que a temperatura externa aliada a alguns hábitos de uso, podem causar o superaquecimento nos aparelhos devido ao uso de energia, o que não pode acontecer é agravar o calor interno nos componentes eletrônicos!
Alguns fatores como a exposição prolongada ao sol, uso enquanto estiver carregando e aplicativos ou softwares muito pesados podem causar um super aquecimento ao dispositivo!
Normalmente quando seu dispositivo está muito quente, a fonte de calor em excesso, vem ou da bateria que está quente demais, ou da tela por uso prolongado, ou mesmo do processador!
E estes problemas podem acontecer por causa da corrente elétrica que percorre os condutores internos, e normalmente quanto maior o poder de processamento em uso, mais consumo de energia e calor é gerado pelo dispositivo!
Porém, tanto o celular quanto o notebook foram projetados para trabalhar em uma certa temperatura ideal, é por isso que é preciso prestar atenção quando o celular por exemplo, estiver mais quente que o normal.
A temperatura ideal
A temperatura considerada aceitável para estes aparelhos eletrônicos deve estar entre 37°C e 43°C aproximadamente.
Já para notebooks, a faixa de temperatura segura para a maioria das CPUs está entre 40-65° C.
Quando a CPU está trabalhando em tarefas que exigem mais poder de processamento, a temperatura pode alcançar até 100° C, o que seria o limite absoluto do semicondutor. Temperaturas constantes acima de 90° C por exemplo, podem danificar a CPU e o chip de silício!
É por isso que se você estiver usando o dispositivo pra fazer alguma tarefa mais pesada, ou por longas horas seguidas, como por exemplo assistindo um filme no smartphone com a tela no brilho máximo, por exemplo, o aparelho vai esquentar muito!
E isso pode gerar alguns problemas! O primeiro deles é que o seu celular ou notebook vão ficar lentos!
Os componentes eletrônicos funcionam bem melhor em baixas temperaturas porque a diminuição da temperatura melhora a condutividade elétrica. Já a elevação da temperatura como tem acontecido nas últimas semanas aparelhos telefônicos, pode causar lentidão e travamentos!
O que você pode fazer?
Existem algumas dicas que podem ajudar a manter seu dispositivo em uma temperatura ideal!
01. Evite por exemplo usar o seu celular enquanto carrega!
Diferente do Notebook, que pode ser usado, o celular conta com micro furos em apenas algumas saídas para por o calor pra fora do dispositivo, o notebook já tem cooler, ou muito mais saídas de ar!
Evite apenas usar o notebook seja carregando ou na bateria em cima da cama, travesseiros, porque as saídas de ar precisam estar livres!
02. Usar o equipamento exposto ao sol!
Novamente, os celulares podem sofrer danos com isso, ao usar o celular exposto ao sol, alguns modelos podem aquecer demais, e causar sérios problemas seja na bateria ou nos componentes internos.
E olha que eu não estou falando que você não possa tirar o celular do bolso e fazer uma ligação ou responder uma mensagem, o que você não deve fazer é ficar usando ele exposto ao sol, nem mesmo dentro do carro tá!
03. Percebeu super aquecimento?
O ideal é colocar o dispositivo em um ambiente mais ventilado e aguardar ele dominuir a temperatura!
Agora, os smartphones em especial costumam aquecer mais que os notebooks durante o carregamento da bateria, inclusive quando a temperatura está mais elevada como estamos vendo estas semanas. Se o usuário tem o hábito de utilizar o aparelho durante a recarga, ele irá somar a alta exigência do sistema com o aquecimento gerado pelo carregamento da bateria e a alta temperatura ambiente.
E isso certamente isso vai impactar negativamente no desempenho!
Cuidados adicionais
No vídeo, você encontra este conteúdo completo, com alguns cuidados adicionais que você pode tomar para evitar o superaquecimento de seu dispositivo!