Ocasionalmente, ocorrem situações em que você pode se deparar com uma situação no mínimo constrangedora, ao descobrir que está sendo alvo de vigilância, através da presença de câmeras escondidas em sua hospedagem, durante viagens sejam de férias ou mesmo a trabalho.
É responsabilidade do proprietário informar ao cliente sobre a presença de câmeras escondidas ou aparentes nas áreas internas, no entanto, é sempre recomendado fazer uma verificação independentemente, porquê ultimamente vários casos apareceram de câmeras escondidas seja no Airbnb, ou hospedagens tradicionais.
A recomendação ao se hospedar seja onde for, é sempre fazer uma verificação de segurança.
Qual a chance de me deparar com esse tipo de vigilância?
De acordo com uma pesquisa entre os usuários do Airbnb, descobriu-se que 11% dos entrevistados encontraram câmeras escondidas em suas acomodações alugadas. E isso é apenas para aqueles que realmente encontraram algo — nem todos os locatários examinam minuciosamente os cômodos.
Além disso, localizar esses dispositivos de vigilância nem sempre é uma tarefa fácil. As lentes podem ter um diâmetro de até 2 milímetros e a caixa costuma ficar escondida ou disfarçada.
Onde as câmeras escondidas geralmente estão?
Existem diversas variantes de câmeras escondidas que são projetadas para se camuflar e passar despercebidas por aqueles que estão sendo filmados. Elas podem ser instaladas em praticamente qualquer local, porém, geralmente são disfarçadas como outros objetos, como um despertador ou até mesmo um purificador de ar ou um boneco de pelúcia.
Os fabricantes desenvolvem produtos que atendem a todas as necessidades desse tipo de equipamento de vigilância, possibilitando que os clientes não precisem realizar grande parte do trabalho sozinhos.
As câmeras escondidas frequentemente se disfarçam em itens comuns ou têm uma aparência discreta. As câmeras costumam ser encontradas nos seguintes locais:
- Tomadas elétricas
- Pregos ou parafusos
- Relógios de parede
- Plantas de mesa
- Unidades USB
- Despertadores
- Lâmpadas
- Estantes
- Detectores de fumaça
- Molduras
- Buracos
- Eletrônicos
- Chuveiros
- Buracos de fechadura
A seguir, te mostramos três métodos eficazes para detectar dispositivos escondidos.
Apague todas as luzes
Se você compreender o funcionamento de um sistema de vigilância com capacidade de visão noturna, será capaz de localizar câmeras escondidas em seu quarto.
Quase todas as câmeras secretas possuem luzes vermelhas ou verdes, que são utilizadas para gerar luz infravermelha suficiente para capturar imagens do ambiente. Em condições de baixa luminosidade, essas luzes podem piscar ou brilhar.
Automaticamente, os LEDs ao redor da lente da câmera serão ativados para capturar imagens noturnas quando houver pouca luminosidade no ambiente, mas já existem câmeras com visão noturna que conseguem apagar todos os LEDs, então vamos ao próximo passo.
Usar o celular para identificar câmeras escondidas
Os smartphones são uma das suas melhores ferramentas para identificar câmeras de segurança escondidas. Especificamente, eles funcionam como uma lente de câmera acessível e um detector de ondas de rádio.
Para que as câmeras gravem na escuridão total, é necessário algum tipo de iluminação. A maioria dos fabricantes utiliza tecnologia infravermelha (IR), o qual é invisível ao olho humano, mas alguns telefones celulares conseguem detectar a luz infravermelha.
Usar a lanterna do celular para verificar as lentes das câmeras escondidas, também funciona! As câmeras são de vidro e, portanto, devem refletir a luz. Se você direcionar a luz da lanterna do seu celular para o objeto suspeito, a lente da câmera escondida pode refletir mais do que a superfície ao redor.
Já ao usar a câmera do celular, será necessário aproxima-la de algum objeto para conseguir identificar qualquer luz infravermelha e, como essa luz da lente das câmeras escondidas pode piscar, é melhor permanecer focado nela por alguns segundos. Quaisquer pontos luminosos que você não consiga enxergar sem utilizar a câmera do celular podem ser equipamentos de espionagem.
Utilizar um aplicativo funciona, mas nem todos eles!
As câmeras escondidas mais modernas usam a tecnologia sem fio para se conectarem aos roteadores wifi do quarto ou casa. As imagens são transmitidas pela internet, para que o espião ou o anfitrião, possa visualizá-las remotamente.
Para descobrir se alguém está vendo imagens de câmeras escondidas, os usuários podem usar os smartphones, basta baixar aplicativos como o Fing (disponível para iOS e Android). Eles exibirão todos os dispositivos sem fio conectados a uma rede wi-fi, mas este passo requer um pouco mais de conhecimento.
Experimente um detector de radiofrequência
O Fing e os demais aplicativos só conseguem identificar a presença dos equipamentos na rede, mas as câmeras escondidas continuarão escondidas. Logo, usar um equipamento detector de radiofrequência pode te ajudar na localização deste tipo de câmera.
Entre os melhores está o Kit detector M8000, vendido no Mercado Livre, nós já testamos e o equipamento realmente funciona!
Gostou das nossas dicas? Você este tipo de conteúdo e muito mais em nosso canal do Youtube!