Provavelmente, mesmo que você não use o X antigo twitter, você tem acompanhado nas redes sociais, a polêmica envolvendo o X e a Suprema Corte Brasileira não é de hoje, e já teve muitas de trocas de acusações que terminaram com o Bloqueio do X no Brasil.
Tudo teria começado por causa dos inúmeros pedidos de bloqueio de contas de usuários Brasileiros a rede social, em determinado momento o X parou de cumprir as decisões da corte Brasileira, o que teria gerado a decisão que determinou a prisão da representante da plataforma no país, caso não fosse cumprida a ordens de bloqueios de perfis.
Elon Musk dono do X, resolve então fechar o escritório do X no País em 17 de agosto. A medida foi tomada depois da ordem de prisão, em seguida Musk foi intimado a nomear um novo representante legal da empresa no Brasil, sob pena de suspensão da rede social no Brasil! O que terminaria acontecendo dias depois!
Mas isso foi apenas um resumo de tudo que aconteceu!
Seguindo com o bloqueio, para cumprir a decisão a Anatel foi intimada e as empresas que prestam serviços de internet no país tiveram que bloquear a faixa de endereços IP que apontam para os servidores do X.
Em seguida os usuários começaram a usar VPNs, uma maneira de driblar o bloqueio já que a VPN direciona o tráfego pra outro pais, e novamente a corte proibiu a utilização de VPN para acesso e fez recomendações para Google, Apple e as operadoras!
E mais recentemente houve até o bloqueio de contas de outras empresas de Musk, como a Starlink, e a transferência de recursos destas contas que somam mais de 18 Milhões para o pagamento e multas aplicadas!
Novo Capítulo no Bloqueio do X
No dia 18/09, em um novo lance deste jogo de xadrez, ontem já na madrugada o X fez uma mudança no roteamento até o seu acesso, pra você entender de uma maneira mais fácil, este Bloqueio do X foi feito através do caminho que o seu acesso percorre ao abrir o aplicativo até os servidores da rede social, a decisão da corte Brasileira fez com que a Anatel enviasse uma ordem de bloqueio a todos os provedores de acesso a internet, mais de 20 mil no Brasil – que bloquearam a faixa de IP que o X utilizava!
Pra explicar de uma maneira mais didática, é como se todos os dias, pra chegar no trabalho você pegasse uma determinada avenida e esta avenida foi bloqueada, a manobra que o X fez foi apenas trocar de endereço!
De uma maneira a contornar a situação, eles passaram a usar outra faixa de IP, criando uma analogia é como se você pegasse outra avenida a partir de agora que não está bloqueada, assim voce consegue chegar ao novo endereço!
Mas daí você pode se perguntar, se não seria fácil que uma nova ordem simplesmente bloqueasse o novo acesso, ou a nova faixa de IPs, e você tem razão.
Mas pra evitar isso, o X fez uma outra manobra que foi adicionar servidores descentralizados para dar acesso ao seus servidores a partir do Brasil, através de uma empresa chamada Clouldflare!
A Clouldflare e o Bloqueio do X
A Cloudflare é uma empresa norte-americana que oferece uma série de serviços para proteger e otimizar o desempenho de sites e aplicativos na internet.
E entre esses serviços, a Clouldflare cria roteamentos, que indicam para o usuário qual caminho ele fará para acessar determinado site ou servidor, fazendo uma metáfora, o X trocou de endereço e ainda fez isso a partir de uma avenida principal que da acesso a milhares de outros endereços importantes, assim, se todas as rotas forem bloqueadas, milhares de outros serviços também param!
Neste caso Elon Musk duplica a aposta, complicando ainda mais outro possíveis bloqueios, porque esta tecnologia é usada inclusive pelos sites do próprio governo, bancos, serviços, sites importantes, e se a Clouldflare fosse bloqueada, isso criaria um verdadeira caos na internet do Brasil, até mesmo o próprio site do supremo cairia!
Se você fizer uma pesquisa rápida, vai ver que mais de 30% das empresas da Fortune 1000 ranking das 1.000 maiores empresas americanas classificadas por receitas, usam a Clouldflare. A Clouldflare até disponibiliza o DNS 1.1.1.1 para os usuários que quiserem passar pelos seus servidores!
Mas e se…
Como era esperado, pouco tempo depois, uma nova ordem da corte intima a Anatel ainda na noite de ontem 18, a solicitar a mais de 20 mil provedores de acesso a internet que bloqueassem o X novamente, após a rede voltar a operar no Pais, segundo a Anatel a Clouldflare deveria isolar o tráfego usado pelo X de forma a bloquear seus servidores sem afetar os demais serviços, sites e instituições que utilizam a mesma rede!
A Anatel também teria solicitado apoio da Cloudflare – que não tem escritório no Brasil – e é uma empresa norte-americana, a isolar o tráfego do X e voltar a bloquear os servidores da rede social.
A pergunta que fica é: O que vai acontecer agora? Caso a Cloudflare aceite o pedido, o X volta a ser bloqueado, caso não, a rede social segue desbloqueada!
Enquanto o STF insiste no cumprimento das determinações, Musk tem se recusado a obedecer, acusando o Judiciário Brasileiro de ameaçar a democracia. A porta-voz da Casa Branca, teria inclusive condenado o bloqueio conforme publicado pelo NY Post. Agora me conta, o que você acha de tudo isso?