Ask: inteligência artificial da Apple está em desenvolvimento

Pois é, amigos, acho que você já cansou de ler sobre como 2024 é o ano da Inteligência Artificial, e como todos os dias surgem cada vez mais IAs. E nessa tendência desenfreada pelo avanço da tecnologia, é claro que a Apple não ia ficar de fora.

Pois bem, de acordo com informações divulgadas pelo portal MacRumors, a Apple não somente está desenvolvendo sua própria inteligência artificial, como ela já se encontra em fase de testes internos pelos desenvolvedores.

O portal obteve estes detalhes através de fontes dentro da empresa, que preferiram manter o anonimato. Mas já temos alguns dados sobre o funcionamento da nova IA: Conheça a Ask.

Como usar a Ask?

O aplicativo, chamado de Inquire (ou “Indagar”, em português), atualmente está disponível apenas para solucionar questões técnicas. A ferramenta foi desenvolvida para auxiliar na resolução rápida e eficiente das dúvidas dos clientes, sendo acessível exclusivamente internamente pela equipe de atendimento.

Ask, IA da Apple
Ask Inteligência Artificial (Imagem: Reprodução/Apple)

Os colaboradores podem utilizá-lo para auxiliar no suporte aos clientes com dúvidas sobre os dispositivos da marca. Por enquanto, o Ask só responde de forma automática a essas perguntas específicas, usando uma base de informações da própria Apple.

Assim, daria para perguntar coisas como “O usuário não consegue atualizar o aparelho para o iOS 13.7. O que ele pode fazer?” e esperar a resposta. O funcionário humano depois revisa o conteúdo e marca ele como útil ou não, ajudando a ensinar a IA.

Fase de testes da Ask

Na etapa inicial, os colaboradores receberam instruções para priorizar o Ask antes de recorrer a outras formas de auxílio ao público. Está previsto que os diversos setores da empresa receberão em breve versões customizadas do chatbot.

Ask, IA da Apple
Questões que podem ser respondidas pelas Ask (Imagem: Reprodução/Apple)

Em seguida, a Apple planeja apresentar uma IA generativa para interação com os clientes. Existe até a possibilidade de integrá-la à Siri, a assistente pessoal já consagrada nos dispositivos da marca.

Leia também:

A empresa pretende competir com marcas já estabelecidas no mercado, como Microsoft e Google, por meio dos serviços Copilot e Gemini. O CEO da Apple, Tim Cook, anunciou que o serviço será revelado ainda este ano, após ter mencionado o projeto pela primeira vez em setembro de 2023.

A inteligência artificial da Apple poderá ser apresentada durante a WWDC 2024, evento anual da empresa que ocorre em junho. Durante a conferência, são comuns as divulgações de novidades em plataformas e sistemas operacionais, como iOS e macOS.

Assim que tivermos mais informações sobre a Ask e outras novidades sobre inteligências artificiais, vamos te atualizar por aqui e nas redes sociais do CanalJMS, como nosso Instagram e também lá no canal no YouTube!

CanalJMS - Tecnologia
Logo
Shopping cart