O Navegador Arc, desenvolvido pela The Browser Company, tem impressionado usuários de macOS e iOS nos últimos anos, finalmente está chegando ao Windows.
O Arc foi projetado para mudar a forma como você utiliza um navegador de várias maneiras fundamentais, com uma barra lateral expansível que combina abas verticais e marcadores em uma experiência semelhante a um alternador de aplicativos, uma barra de comando para navegação e ferramentas úteis para ajudá-lo a navegar na web.
A empresa por trás do Arc está apostando que seu navegador é diferente o suficiente para atrair usuários do Windows longe do Chrome e Edge.
“O Arc realmente é reconfortante e mantém você organizado. Ele ajuda você a lidar melhor com suas tarefas durante o dia.
Hursh Agrawal, co-fundador da The Browser Company, em entrevista ao The Verge
Uma vez que você se acostuma com a forma como o Arc faz as coisas, a ideia de uma barra lateral em vez de uma fileira de abas ou apenas a capacidade de remover toda a desordem do navegador e focar em um único site parece ser uma abordagem refrescante para a forma como usamos a web hoje.
O Arc também é construído sobre o Chromium, então os sites funcionam perfeitamente e você pode levar suas extensões do Chrome junto nessa jornada.
O que o Arc tem de diferente
Essencialmente, uma interface que se diferencia do convencional. Os primeiros encontros com o Arc podem parecer incomuns, já que as funcionalidades básicas são quase todas acessadas através da barra lateral. Logo de início, podemos falar das pastas, que são espaços nos quais é possível organizar páginas favoritas de acordo com temas ou critérios pessoais.
As abas também estão localizadas ali. No entanto, ao invés de estarem uma ao lado da outra, elas são dispostas de cima para baixo, formando uma pilha.
Essa estratégia resulta em uma redução do espaço horizontal, o que se torna evidente em dispositivos com telas menores.
Por outro lado, o espaço vertical é ligeiramente ampliado em comparação aos navegadores convencionais, podendo até diminuir a necessidade de rolar a página. Caso a barra lateral à esquerda ainda cause incômodo, é possível ocultá-la por meio de um botão localizado acima dela.
No entanto, a experiência se torna ainda mais interessante com os modos de divisão de tela disponíveis através de um pequeno botão no canto superior direito. Com essa funcionalidade, se torna possível visualizar duas ou mais páginas simultaneamente no Arc. Isso pode ser útil quando há a necessidade de comparar informações entre diferentes sites, por exemplo.
Desempenho
Em relação ao desempenho, o Arc não demonstrou falhas ou instabilidades nos testes realizados por nós do CanalJMS além de não ter utilizado uma quantidade excessiva de memória RAM.
Contudo, essa característica só poderá ser avaliada com maior precisão após um período prolongado de utilização.
Outras funcionalidades
Além da questão de design e funcionalidades padrão que falamos a respeito anteriormente, o Arc também pode:
- Usufruir de navegação anônima;
- importar dados de outros navegadores;
- inspeção de elementos e outros recursos.
No entanto, a edição para Windows possui funcionalidades que não estão presentes na versão do Arc para macOS, como o Little Arc, uma janela que aparece quando se clica em um link de outro programa. De qualquer forma, a The Browser Company pretende equiparar os recursos das versões para Windows e Mac.
Atualmente, a funcionalidade está disponível somente no Windows 11, porém uma versão adaptada para o Windows 10 está sendo desenvolvida.
E você, gostou do Arc? Pretende utilizar? Siga-nos nas redes sociais @canaljms