Será que um ar-condicionado portátil realmente vale a pena? Existe um problema em comum pra quem mora em apartamento alugado por exemplo, muitos deles não permitem a instalação de aparelhos de ar-condicionado, daí muita gente procura por um ar-condicionado portátil!
Mas será que vale a pena comprar um ar-condicionado portátil? Um ar-condicionado portátil pode ser útil para quem não quer ou não pode fazer uma instalação fixa. Além disso, as rodinhas na base do equipamento auxiliam a movê-lo pelos cômodos da casa ou até para outros lugares.
E se você quer saber quando escolher um ar-condicionado portátil vale a pena, eu vou te mostrar as vantagens e desvantagens de investir em um equipamento portátil, vale a pena dizer que estes aparelhos não precisam de instalação fixa e sim conseguem refrigerar alguns ambientes!
Existem muitas marcas como Gree, Philco, LG, Springer Midea, Elgin, no mercado, e se você quer escolher o melhor ar-condicionado portátil, não vão faltar alternativas!
Ar-condicionado Comum x Portátil
Então vamos começar, respondendo uma pergunta: Jeff qual a diferença do ar-condicionado normal para o portátil?
A principal diferença entre o ar-condicionado portátil e um convencional é a capacidade que cada equipamento tem de refrigerar o ambiente. E essa diferença é grande! Enquanto o portátil tem a capacidade de até 14 mil BTUs, o ar-condicionado normal chega a atingir 80 mil BTUs!
Logo, isso vai impactar diretamente o resultado final! Se um ar-condicionado portátil vai funcionar ou não para o ambiente escolhido, isso depende do tamanho do ambiente!
Atenção a Voltagem
Um detalhe importante é avaliar é a potência da rede elétrica, estes equipamentos podem variar de 127v a 220v, e prestar atenção antes de comprar é importante pra não ter que usar um transformador depois! Algo que pode ser inconveniente, esquentar o ambiente e gastar mais energia.
É importante também, que independente da marca, este ar-condicionado use a tecnologia inverter para economizar energia! E por fim, você precisa saber onde você pretende usar seu ar-condicionado portátil porque eles precisam fazer a exaustão! E pra isso, normalmente temos uma tubulação pra instalar na janela!
Ar-condicionado portátil é bom?
Mas o ar-condicionado portátil é bom para quem precisa de uma solução simples para a refrigeração de um cômodo. Eu poderia dizer que ele é uma boa escolha para quem não quer ou não pode arcar com os custos e com o transtorno da instalação de outros tipos de ar-condicionado, que na maioria dos casos, será necessário a quebra da parede!
Além disso, o ar-condicionado portátil é bom para quem mora em um apartamento ou casa alugada, e não quer ou não pode quebrar paredes e fixar o equipamento dentro e fora de casa!
Mas, antes de decidir por esse tipo de ar-condicionado, é preciso conhecer as suas vantagens e desvantagens.
Vantagens e Desvantagens
Apesar de ser menor que os outros tipos, como o de janela por exemplo, o ar-condicionado portátil funciona praticamente da mesma forma que os modelos de parede, ele retira o ar quente do ambiente e substitui por ar frio!
E é por isso que ele precisa de um tubo conectado ao lado externo, para remover o ar quente do ambiente e funcionar de forma correta fazendo assim a exaustão do ar. Contudo, a instalação desse tubo é bastante simples!
Essa é a principal vantagem do modelo portátil, ele pode ser facilmente transportado para outros ambientes, atendendo a necessidade de cada momento.
Mas o ar-condicionado portátil, também tem algumas desvantagens que você precisa saber!
Eu poderia apontar por exemplo, o fato de que apesar de ter uma instalação muito mais fácil de fazer, o equipamento portátil precisa estar sempre próximo de uma janela por causa do tubo de exaustão, a tubulação é curta em média até 1.5mts. Essa tubulação fica sempre exposta, nas fotos que as marcas apresentam sempre fica bonitinho, mas na prática nem sempre isso é esteticamente tão agradável!
Além disso, o ar-condicionado portátil costuma fazer mais barulho do que os outros tipos. Portanto, se o silêncio é uma dos seus principais critérios de escolha, talvez essa não seja a melhor opção para você.
O modelo, costuma gastar um pouco mais de energia também do que um modelo tradicional!
Instalação
A instalação é bem fácil de fazer, basta fixar uma régua de vedação que vem junto na caixa, em uma janela de correr e conectar o tubo. Mesmo com a necessidade de fazer essa adaptação, ainda é possível usar o mesmo aparelho em diferentes cômodos da casa, qualquer um com uma janela de correr tá!
Assim como os demais modelos de ar-condicionado, o portátil também libera água quando o ar é condensado. Nesse caso, a água é acumulada em um reservatório interno, alguns modelos conseguem evaporar essa agua, outros você precisa esvaziar de tempos em tempos.
Agora, o mais importante! O ar-condicionado portátil é bom para suprir as necessidades de climatização em ambientes que não podem receber um modelo tradicional ou um split. Mas isso não quer dizer que ele tenha a mesma capacidade de refrigeração.
Na prática, o ar condicionado portátil tem um rendimento menor do que o split, principalmente em ambientes maiores, eles costumam se comportar muito bem em ambientes com até 14 m².
Alguns modelos podem funcionar bem em até 20m2, e não mais do que isso! Se o cômodo tem mais de 14m2 vale a apena consultar as especificações do Ar portátil antes de comprar um!
Agora que você já sabe para que o ar-condicionado portátil é bom, conhece suas vantagens e desvantagens e entende como acontece a instalação, eu te convido a conferir a nossa lista com os melhores modelos disponíveis no mercado!