Nos últimos dias, o clima está ficando cada vez mais quente no Brasil. As pesquisas apontam que a temperatura média global de 2024 pode ultrapassar 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais pela primeira vez na história moderna, de acordo com a previsão elaborada pela Met Office, serviço de meteorologia do Reino Unido.
E com a chegada do verão neste finalzinho de dezembro, muita gente está a procura de um novo ar-condicionado para sua casa.
No entanto, será que um novo ar-condicionado seria mesmo a melhor escolha que você pode tomar? E se você comprar um climatizador? Mas pera… Qual a diferença entre os dois, e qual é a melhor opção?
Refrescar ou resfriar
Antes de escolher sua opção, você precisa entender para qual caso cada um deles funciona melhor. O climatizador de ar tem a função de refrescar o ambiente, e para isso ele utiliza água ou gelo que deve ser adicionado em seu recipiente traseiro, puxando para as hélices o ar mais fresco.
No entanto, é importante frisar que o climatizador não refrigera o ambiente. Sua função é refrescar e umidificar o ambiente, e por isso pode ser utilizado até mesmo com a janelas e portas abertas. É como se fosse um ventilador melhorado!
Por outro lado, o ar-condicionado utiliza um gás para resfriar o ar quente que entra no aparelho, e é por isso que ele consegue baixar a temperatura do ambiente que deve permanecer fechado. O ar-condicionado é um sistema de refrigeração realmente potente, capaz de reduzir a temperatura em cômodos fechados.
Muita gente acaba confundindo os dois aparelhos, pensando que possuem a mesma função. Alguns até acreditam que o climatizador não serve pra “quase nada”, mas isso não é verdade. O produto pode acabar perdendo eficiência caso você não o utilize nos locais corretos. No entanto, sabendo que ele não foi feito para refrigerar o ambiente e sim para torná-lo mais fresco, evite posicionar o climatizador em locais úmidos ou extremamente quentes, para que ele funcione de forma adequada.
Situações em que o climatizador é recomendado
Uma dica: observe o clima da sua região antes de comprar um climatizador. Em regiões com o clima mais seco, onde a sensação de calor não é tão intensa quanto nas regiões mais úmidas, o climatizador será perfeito e econômico!
Os climatizadores operam melhor em locais com circulação de vento. Então se você está pensando em comprar um, deixe em um cômodo com a janela aberta, em locais que eventualmente podem entrar correntes de ar, e aproveite!
Pessoas com problemas respiratórios como bronquite ou rinite também podem se dar melhor com o uso de climatizadores, uma vez que não usam o gás como os ares condicionados, no processo de resfriamento do ar.
E quando escolher um ar condicionado?
Por outro lado, existem situações onde o ar-condicionado é a melhor opção a ser escolhida. Por exemplo, na minha cidade o clima é extremamente quente e úmido. Um climatizador muitas vezes não dá conta de refrescar o ambiente, tornando o ar condicionado a escolha mais viável.
Ambientes fechados, como salas comerciais, escritórios e locais onde a janela não é aberta normalmente também são mais propícios ao uso de ares condicionados!
Hora de fazer as contas…
Vantagens de ambos já foram mencionadas. Agora é a hora de saber qual opção se enquadra mais no seu bolso. O climatizador pode consumir até nove vezes menos energia do que um ar condicionado, no entanto ele não resfria o ambiente. Então, qual será a sua escolha?
Caso você tenha decidido comprar um climatizador, uma dica importante é sobre prestar atenção no reservatório de água. Quanto mais litros tiver, melhor.
Por outro lado, se você decidiu que vai comprar um ar-condicionado, a nossa recomendação fica para os modelos inverter. São mais silenciosos e muito mais econômicos a longo prazo!
As opções são as mais variadas. Ar-condicionado de janela, portátil, de teto embutido, na parede, a opção fica a seu critério. Em regiões mais frias, é recomendado que você escolha pelos ares condicionados que possuem a função quente e frio! Dessa forma, você pode alternar dependendo do período do ano.
Outros fatores também precisam ser levados em conta na hora de escolher o local onde o ar condicionado vai ficar. Perguntas como qual área que o ar deve resfriar, se há índice de exposição ao sol ou não, qual será o tempo de permanência no ambiente com o equipamento ligado e outras questões devem ser pensadas com antecedência.
Assim, você pode escolher a quantidade de BTUs que atenda suas necessidades da forma certa.
Nós sempre estamos postando no nosso canal do YouTube as melhores recomendações de ares condicionados e climatizadores para você escolher. Além disso, recomendo você ficar de olho nas redes sociais do @canaljms, para ficar por dentro de tudo relacionado ao mundo da tecnologia!