Na hora de comprar um ar-condicionado, é normal que apareçam dúvidas! Qual é o melhor, qual é a capacidade necessária, mas acontece algumas vezes que você compra algumas unidades de ar-condicionado, e depois termina adquirindo outras, e quando você percebe já está com 04 unidades, ou até mais instaladas em casa, ou no escritório.
Aqui onde eu moro por exemplo, nós temos 04 unidades de ar-condicionado, e recentemente ao criar um novo cômodo, apareceu a necessidade de instalar mais uma unidade, é aí que o modelo multi split entrou na história, ao invés de comprar diversas unidades, um ar-condicionado multi split talvez sairia mais econômico! Este modelo climatiza diversos ambientes, e isso é possível graças a sua única condensadora que alimenta diversas evaporadoras em diferentes cômodos.
É como se fosse uma central de Ar, a diferença é que podemos utilizar várias evaporadoras e controlar a climatização por ambiente.
Como funciona o Multi Split?
O modelo multi split basicamente tem o mesmo funcionamento de um ar-condicionado split convencional, a diferença é que com este modelo, apenas uma condensadora alimenta diversas evaporadoras. O número exato de unidades internas depende da capacidade escolhida para a unidade externa, geralmente, varia de duas a oito evaporadoras, então você precisa avaliar a sua necessidade, e se necessário pode instalar até 02 kits como este para mais ambientes.
A capacidade da condensadora é dividida entre todas as unidades internas, que têm seu funcionamento independente umas das outras. Ou seja, você controla a temperatura de cada ambiente individualmente, e sim, caso opte por isso pode ligar apenas uma se desejar, ou todas elas juntas.
Neste modelo, a condensadora fica do lado de fora dos ambientes e possui várias evaporadoras distribuídas pelos lugares que você deseja resfriar, entregando ao mesmo tempo eficiência sem poluir a fachada dos prédios, ou mesmo sem ter várias condensadoras espalhadas do lado de fora de sua casa, a própria manutenção é simplificada neste caso.
O modelo de ar-condicionado multi split é recomendado para pessoas que:
- Contam com pouco espaço para instalar mais de uma condensadora;
- Querem economizar na compra de vários Splits HW;
- Querem adicionar mais evaporadoras conforme sua necessidade (até o máximo suportado pela condensadora);

Quais modelos de evaporadora podem ser utilizadas?
Outra coisa interessante é que você pode usar uma grande variedade de evaporadoras no multi split, por exemplo, você pode optar por Split HW, Piso Teto, Cassete ou até mesmo Duto!
Já que a única diferença real entre eles está na potência de BTUs, neste caso antes de comprar o modelo multi split, você só precisa analisar a potência que o ar-condicionado possui e dividir entre os ambientes que o equipamento estará climatizando. Assim, todos os espaços estarão climatizados em equilíbrio!
O Consumo de energia no Multi Split
Uma das coisas mais importantes, talvez seja analisar a sua necessidade, e estar ciente dos custos envolvidos!
Quanto ao consumo de energia, o multi split assim como os demais modelos, têm sua energia baseada no número de BTUs e nas horas de utilização do ar-condicionado. O consumo é basicamente o mesmo dos modelos de ar-condicionado que você já tem em casa! Então se você vai comprar duas ou quatro unidades de Ar, ou um Multi Split, a conta de consumo não vai mudar seja qual modelo você escolher, ou seja, não há diferença nem de gasto sequer de economia entre os modelos.
Levamos em conta que muitos destes aparelhos, já contam com tecnologia Inverter, o que permite que eles funcionem de modo inteligente e econômico.
Porém, o custo na hora da compra pode sair bem mais barato no modelo Multi Split, e tem a vantagem de ser apenas uma única condensadora instalada para até oito evaporadoras, tudo depende de sua necessidade!
A refrigeração do ar-condicionado Multi Split permite que você decida a temperatura de cada ambiente sem interferência nos outros cômodos. O sistema do Multi Split consegue entender que cada evaporadora tem seu uso independente!

Lembre apenas, que quanto maior o número de ambientes a serem climatizados, maior deve ser a potência em BTUs do ar-condicionado multi split. Para isso, você deve fazer a mesma conta utilizando uma calculadora de BTUs para o cálculo, descobrindo assim, a potência certa que o seu aparelho Multi Split, para climatizar todos os ambientes que você precisa.
Na hora de fazer sua pesquisa, o nome Multi Split também pode mudar de acordo com a marca e de acordo com o número de evaporadoras, ele pode aparecer como Bi Split para duas evaporadoras, ou mesmo Tri Split para três e assim por diante!