Nesse período de calor que estamos vivendo no Brasil, as pessoas cada vez mais estão buscando alternativas para se refrescar. E a partir daí, sempre surgem as dúvidas: “Será que eu deveria comprar um ar condicionado? Qual modelo escolher?“
A grande maioria sempre procura ares condicionados no formato Split, mas existem outras opções que podem ser consideradas na hora da compra, e talvez possam valer mais a pena no seu caso, como por exemplo: O ar condicionado de janela.
Alguns anos atrás, o ar-condicionado de janela era o modelo mais tradicional, tanto para residências como para escritórios. No entanto, eles eram enormes, pesados e consumiam muita energia! Além de necessitarem de algum tipo de estrutura externa para sustentá-lo. Mas tudo mudou.
Como o ar condicionado de janela funciona?
O ar condicionado de janela apresenta algumas características que o tornam diferente dos modelos já conhecidos, sendo um tipo de ar-condicionado ideal para certas situações. Por exemplo: sabe aqueles apartamentos que não podemos realizar obras para instalar um ar-condicionado split? o modelo de janela se encaixa perfeitamente nesse caso!
A peça-chave de ter um ar de janela pode ser definida em duas palavras: fácil instalação. Você mesmo pode fazer, sem depender de técnicos ou outros serviços.
Além disso, o modelo é um dos equipamentos mais compactos e completos nessa categoria, tendo a sua estrutura composta por uma condensadora e vaporizadora em uma mesma unidade, tornando o aparelho uma peça única. Esse é outro fator que facilita pra ambientes onde simplesmente não dá pra ter evaporadora e condensadora separadas!
Vantagens
Podemos destacar as principais vantagens de escolher um ar-condicionado de janela para sua casa em 5 categorias:
- Fácil instalação;
- Eficiente para ambientes com até 25m2;
- Disponível em duas voltagens: 110 e 220v;
- Perfeito para prédios e apartamentos;
- Baixo custo: Na hora da compra, limpeza e manutenção.
Um detalhe que precisamos destacar é a facilidade na hora de limpar. Geralmente, o modelo inverter conta com um painel frontal que é removível, o que ajuda muito para a higienização dos filtros, podendo você mesmo fazer essa limpeza em casa.
Com relação à economia, ela pode atingir até 35% em comparação aos modelos convencionais. O ar-condicionado de janela inverter não fica ligando e desligando o motor, o que reduz seu gasto e o ruído também!
E o valor é o principal ponto positivo para esse modelo de ar-condicionado. Comparado com outros modelos tradicionais, seu preço costuma ser menor e mais acessível. Um pequeno espaço junto a janela é perfeito para acomodar o equipamento.
Como instalar um ar condicionado de janela?
- O primeiro passo é escolher o local com antecedência e medir o tamanho da janela, além checar se há uma tomada exclusiva e um disjuntor único para o ar-condicionado. Isso é importante para garantir um melhor funcionamento e prolongar a vida útil do aparelho. É recomendável usar um disjuntor junto à instalação elétrica do ar-condicionado de janela.
- Em seguida, o aparelho deve ser apoiado no peitoral da janela, com o uso de suportes de fixação e uma base de apoio de pelo menos 20 cm de profundidade. E como o aparelho não deve ter contato com os vidros, será preciso criar uma moldura, que vai servir como “uma nova janela fixa” na parte de baixo.
- O suporte pode ser de alumínio ou aço em formato de L. Ele deve ser semelhante a uma mão-francesa ou cantoneira. A inclinação do suporte deve ser de 10 milímetros, e ele não pode ser fechado, pois o dreno deverá sair pela parte inferior externa do equipamento, e você pode colocar calços de borracha para amortecer as vibrações, garantindo um funcionamento mais silencioso.
- Por fim, lembre de vedar todas as frestas e vãos com espuma, arremates de plásticos ou silicone, dependendo do peso e da necessidade da janela.
Não esqueça que nós sempre atualizamos nas redes sociais do @canaljms sobre todas as novidades relacionadas ao mundo da tecnologia, então não se esqueça de acompanhar para ficar por dentro de tudo que acontece!