Nos dias quentes, a presença de um ar condicionado faz toda a diferença. Mas na hora de escolher, existe um detalhe que passa despercebido por muitos, mas que faz total diferença: a quantidade de BTUs.
Antes de decidir o modelo que você vai comprar, é necessário que ele possua uma quantidade que seja compatível com o ambiente que ele será inserido. Além disso, você precisa prestar atenção em alguns detalhes, como o número de aparelhos elétricos no local, pessoas, espaço, se é exposto ou não ao sol, além da região que você mora e do clima predominante.
Então te convido a entender um pouco mais sobre o assunto, para realizar a escolha
- Veja também:
- Climatizador ou Ar-Condicionado? Qual escolher para 2024?
- Ar-condicionado Multi split: veja como funciona!
Para começar: O que é um BTU?
Traduzido para Unidade Térmica Britânica, ou British Thermal Unit (BTU), nada mais é do que a unidade que mede a potência de refrigeração de um ar-condicionado.
Logo, podemos simplificar afirmando que quanto maior o número de BTUs um ar-condicionado tiver, maior será a sua potência. Por exemplo, um ar-condicionado de 20.000 BTUs possui potência maior do que um aparelho com 12.000 BTUs.
E como calcular?
Existe uma fórmula básica, que você pode usar sempre que quiser comprar um ar condicionado. Para isso, precisamos que você possua alguns dados em mente, como:
- A quantidade de m² do seu ambiente
- A quantidade de pessoas que ocupam o local
- A quantidade de aparelhos que irradiam calor (TVs, computadores, fogão, geladeira, etc)
- O ambiente recebe luz solar?
Com as respostas para essas perguntas, temos o seguinte cálculo:
- 600 BTUs para cada m² do ambiente;
- Adicione mais 600 BTUs para cada ocupante do local;
- 800 BTUs a mais, caso o ambiente seja exposto ao sol;
- 600 BTUs a mais para cada aparelho que irradie calor.
Tendo isso em vista, caso você deseje refrigerar um ambiente que possua 20 m², como uma cozinha, com três ocupantes, quatro aparelhos, será necessário um ar-condicionado que tenha no mínimo 16.000 BTUs.
O recomendado é que você considere um modelo com mais BTUs do que o necessário, pois situações extras podem ser consideradas. Caso mais pessoas estejam no ambiente, ou com a chegada do verão o sol fique mais exposto, se faz necessário um “extra” de BTUs por ali. Por isso, na situação acima, um modelo com 18.000 BTUs seria o mais viável a ser escolhido.
Em média, quantos BTUs por metro quadrado?
Por que varia entre comercial e residencial?
O uso em ambiente residencial pode exigir menos BTUs por um simples fator: ambientes comerciais possuem maior circulação de pessoas e presença maior de equipamentos, como lojas ou escritórios. Por isso, é bom ter um cálculo com um número maior de BTUs por equipamento.
Em certas regiões com temperaturas mais amenas, cerca de 20 a 25 por metro quadrado são necessários. Por outro lado, em climas mais quentes, cerca de 30 a 35 por m² devem ser escolhidos, geralmente.
Caso você esteja em um ambiente com um bom isolamento térmico, menos BTUs serão necessários, cerca de 15 a 20 por m². No entanto, em locais que tenham pouco isolamento, o oposto acontece, podendo subir para 40 BTUs ou até mais.
E se eu usar um Ar-condicionado com capacidade inferior à necessária?
Você pode acabar sofrendo com alguns problemas, como o trabalho excessivo do aparelho, aumentando o consumo de energia elétrica, o custo de manutenção, além de não desempenhar de forma adequada. E isso acontece também com aparelhos que possuem quantidades superiores às necessárias.
• 9m²: média de 7.000 BTUs residencial ou comercial;
• 12m²: média de 7.000 BTUs residencial ou 9.000 BTUs comercial;
• 25m²: média de 15.000 BTUs residencial ou 20.000 BTUs comercial;
• 30m²: média de 18.000 BTUs residencial ou 24.000 BTUs comercial;
• 40m²: média de 24.000 BTUs residencial ou 31.000 BTUs comercial;
• 50m²: média de 30.000 BTUs residencial ou 40.000 BTUs comercial;
Por isso é importante adquirir um ar-condicionado com a potência certa, de acordo com o ambiente que será posicionado.
Como funciona o cálculo de BTUs no ar quente?
Independente do aparelho ser quente ou frio, o cálculo funciona da mesma maneira.
Para saber mais sobre ar-condicionado, qual modelo escolher e diversas outras dicas sobre o assunto, temos vários vídeos no nosso canal do YouTube que podem ser úteis, então recomendo você dar uma olhada!