A Apple pode lançar seu primeiro celular dobrável em 2026 ou 2027. De acordo com um relatório do The Elec, a tela interna deste potencial dobrável estilo livro pode medir entre 7,6 e 8,4 polegadas, tornando-se maior do que a maioria dos smartphones dobráveis atualmente disponíveis no mercado.
Já era de se esperar uma investida da Apple neste mercado, cedo ou tarde. A pesquisa dos usuários por dispositivos dobráveis tem aumentado ano após ano, com marcas aquecendo a competição pelos melhores celulares dobráveis. Alguns exemplos são os novos Galaxy Z Flip 5 e Galaxy Z Fold 5 da Samsung, o Pixel Fold da Google, e o Razr+ da Motorola.
Além disso, um novo relatório divulgado por fontes da indústria coreana mostra que o aparelho estaria sendo planejado para substituir o iPad mini no lineup da empresa, em breve.
Como seria esse celular dobrável da Apple?
Com base em nossa última pesquisa, a Apple provavelmente lançará um iPhone dobrável com tela OLED flexível QHD+ de 8 polegadas em breve, com a SDC como fornecedora exclusiva de telas e a Samsung Foundry como fornecedora exclusiva de fundição DDI.
Com base no plano de capacidade solicitado pela Apple, prevemos que as remessas de iPhones dobráveis atingirão 15-20 milhões de unidades inicialmente.
Ming-Chi Kuo, da TF International Securities, em análise divulgada pelo MacRumors.PUBLICIDADE
No entanto, as especificações e características mais detalhadas ainda não foram estabelecidas até o momento. Além disso, a Apple está em fase de teste para lançar um novo modelo do iPad mini com tela OLED, o que não teria lógica se ele fosse descontinuado em seguida para dar espaço ao dispositivo dobrável. Por isso, a indústria imagina que o iPhone dobrável deve ser lançado apenas em meados de 2026-2027.
Falando nisso, a Apple está se organizando para incluir telas OLED na sua linha de iPad Pro ainda neste ano. Um iPad mini com OLED só seria lançado no próximo ano.
Tanto a Samsung Display quanto a LG Display já enviaram à Apple amostras de painéis de tela dobráveis nos tamanhos de 6 e 7 polegadas, respectivamente. Aparentemente, a empresa está considerando ir além para o que pode ser seu primeiro dispositivo dobrável.
Isso significa que, se e quando a Apple decidir lançar esse produto, é muito provável que ela faça os pedidos de painéis à Samsung Display primeiro, já que esta tem uma vasta experiência em fornecer painéis dobráveis para a Samsung Electronics. A LG Display só começaria a produzir em massa os painéis dobráveis para a Apple um ano depois da Samsung, caso a Apple opte por ter dois fornecedores.
Alguns usuários também divulgaram no X (Twitter) supostos designs e conceitos sobre um celular dobrável da Apple. De acordo com as imagens acima, a empresa está pesquisando e aprimorando a tecnologia de tela flexível, que pode ser vista no futuro ‘iPhone Fold’.
Os conceitos, embora não confirmados e ainda em fase inicial, apontam uma possível tela dobrável no estilo “Galaxy Z Flip” da Samsung, e um modelo estendido, como o Z Fold.
Mais dispositivos dobráveis
No futuro próximo, por volta de 2028, a Apple poderá lançar um dispositivo com capacidade de dobrar, com uma tela interna de aproximadamente 20,25 polegadas. Esse produto provavelmente será da linha iPad ou Mac. A dimensão mencionada se refere à tela quando desdobrada.
Até o momento, não temos mais informações que indiquem valores ou detalhes mais específicos sobre este celular dobrável ou outros dispositivos. No entanto, assim que soubermos de mais novidades, te informamos por aqui e no nosso Instagram também.
Lembrando que temos vídeos semanais no nosso canal do YouTube, contando as principais novidades do mundo da tecnologia!