Dias de luta, dias de glória! A Apple finalmente passou a Samsung e virou a maior vendedora de smartphones do mundo no quarto trimestre de 2023, sendo a responsável por 24% de todas as vendas globais, segundo a empresa de pesquisa Canalys.
A empresa americana também terminou o ano como a líder, sendo a primeira vez que ela superou a Samsung no ano todo. Os envios de smartphones no quarto trimestre de 2023 chegaram a 320 milhões de unidades, o que significa um aumento de 8 pontos percentuais em relação ao mesmo período em 2022.
Vendas de smartphones ao longo dos anos
O quarto trimestre de 2023 também foi o primeiro trimestre com crescimento positivo depois de sete trimestres seguidos de queda. A Canalys estima que cerca de 1.1 bilhão de smartphones foram enviados em 2023, o que seria uma queda de 4 pontos percentuais em relação aos números de 2022.
No quarto trimestre, a Apple ficou na frente com 24% de todos os envios, graças à forte demanda pela sua nova linha de celulares, os iPhones 15. A Samsung ficou em segundo com 17% do mercado, mas perdeu espaço no segmento de baixo custo.
A Xiaomi (13%) ficou em terceiro lugar, enquanto a Transsion (9%), fabricante chinesa de Shenzhen, continuou subindo e terminou o trimestre como a quarta maior vendedora de smartphones do mundo. A Vivo (7%) completou o top cinco.
Os analistas da Canalys sugerem que a recuperação da demanda foi impulsionada pelos mercados do Oriente Médio, África, Ásia Pacífico e América Latina. Os aparelhos de baixo e médio custo foram especialmente os principais dispositivos que impulsionaram o crescimento global.
Olhando para o futuro, a Canalys espera que a IA no dispositivo seja o principal foco para os aparelhos de alto custo lançados em 2024, com os grandes jogadores tentando apoiar seus objetivos de conquistar mais demanda do mercado.
Até quando a Apple vai se manter no topo?
Como dito antes, a Apple conseguiu atingir o topo das vendas com a chegada do iPhone 15, em 12 de setembro de 2023. De acordo com o banco de investimentos Wedbush Securities, o novo modelo vendeu 10 milhões de unidades nos primeiros três dias, um crescimento de 15% em comparação com o iPhone 14 no mesmo tempo.
A Apple vai apresentar sua nova linha iPhone 16 em setembro deste ano. E caso as previsões se concretizem, teremos mais uma leva de vendas que podem ajudar a manter a empresa no topo da lista. Lembrando que a Samsung está prestes a lançar seu smartphone novo topo de linha, o Galaxy S24, então temos muitas novidades para acompanhar ainda em 2024.
Assim que tivermos mais notícias sobre a Apple e a Samsung, e outra novidades do mundo da tecnologia, te informamos por aqui e nas redes sociais do @canaljms, recomendo você dar uma olhada por lá também!