Uma falha tecnológica global causou um ”apagão” e afetou diversas operações em vários setores na manhã desta sexta-feira (19), incluindo computadores, aeroportuário, bancos e serviços de saúde em diversas partes do mundo.
O governo australiano afirmou que as falhas enfrentadas pela imprensa, bancos e companhias de telecomunicações parecem estar relacionadas a uma empresa internacional de segurança cibernética, conhecida como Crowdstrike.
O que causou o apagão?
Algumas informações indicam que o apagão está ligado a uma falha nos sistemas operacionais da CrowdStrike, uma companhia norte-americana de segurança cibernética que presta serviços para a Microsoft e a outras grandes empresas pelo mundo.
Conforme informado em um comunicado enviado pela Crowdstrike aos seus clientes, o programa “Falcon Sensor” da empresa está causando problemas no sistema operacional Windows da Microsoft, resultando na ocorrência da conhecida “Tela Azul da Morte“.
Leia também:
Essa ferramenta foi criada com o objetivo de detectar e supervisionar possíveis invasões (ações de hackers), funcionando como um protetor que opera de forma discreta nas atividades online.
Contudo, após a última atualização, ocorreram situações de “falsos positivos”, em que ações comuns foram indevidamente identificadas como maliciosas e, consequentemente, sujeito de bloqueio. Isso acarretou em diversos sistemas e aplicativos sem querer abrir ou até mesmo deixando de funcionar.
Quais as consequências deste erro?
O ramo de turismo foi um dos mais impactados, com aeroportos ao redor do mundo, como Tóquio, Amsterdã, Berlim e diversos outros aeroportos enfrentando problemas em seus sistemas e atrasos.
No Reino Unido, os sistemas de reservas utilizados por profissionais da saúde estavam fora do ar, conforme relatos de autoridades médicas. Além disso, a Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, ficou temporariamente fora do ar e pediu desculpas pela interrupção na transmissão ao vivo.
Bancos e outras instituições financeiras ao redor do mundo comunicaram aos clientes sobre problemas em seus serviços.
Gostou de saber? Para ficar por dentro das notícias de tecnologia ao redor do mundo, acompanhe nosso blog diariamente e siga-nos nas redes sociais! @canaljms