Segundo Misha Kulaha, desenvolvedor do Google, é provável que a primeira prévia do Android 15, chamada de Developer Preview (DP), seja lançada para os desenvolvedores na próxima quinta-feira, dia 15 de fevereiro de 2024.
Essa informação foi compartilhada nas discussões do Android Open Source Project (AOSP) e divulgada pelo CanalTech. Recentemente, Steve Bower, outro desenvolvedor, fez uma pergunta sobre o código do sistema relacionado ao Wear OS.
A resposta veio só nesta terça-feira (13), quando Kulaha fez uma sugestão um tanto curiosa: “Talvez faça sentido esperar até que o Android V esteja disponível? Sua primeira prévia para desenvolvedores está marcada para 15 de fevereiro”.
No dia seguinte, outro desenvolvedor entrou na conversa e deixou ainda mais claro: “Eu concordo, vamos esperar pelo Vanilla Ice Cream [sorvete de baunilha, em tradução livre]”, falou Giuseppe Romano ao mencionar a sobremesa usada como codinome para a nova versão do sistema operacional.
O que é essa nova versão?
Se as informações se confirmarem, isso significa que o Google vai começar o desenvolvimento público do Android 15 ainda nesta semana. O que não é surpreendente, já que a primeira versão experimental do Android 14 foi disponibilizada em 8 de fevereiro de 2023.
Nos primeiros meses, o Google costuma liberar o Developer Preview, que é uma versão mais “bruta” da atualização. Já os primeiros Betas, com as principais novidades e compilações mais estáveis, chegam depois do Google I/O, evento que foi realizado em maio de 2023 na última edição.
Porém, não será possível instalar as primeiras prévias em qualquer celular. No geral, as versões experimentais do SO ficam disponíveis só para celulares da linha Pixel, principalmente nas primeiras compilações.
Sendo assim, se você usa um celular da Samsung, Motorola, Xiaomi e afins, será preciso esperar mais tempo para testar o sucessor do Android 14.
O que esperar do Android 15?
Alguns possíveis recursos do Android 15 apareceram em vazamentos para o público antes mesmo da primeira prévia ser liberada aos desenvolvedores. Entre elas, o arquivamento nativo de apps sem depender do Google Play Store e a mudança na posição dos aplicativos na tela do celular.
O Google também deve seguir os passos da Apple para mostrar a saúde da bateria com mais detalhes. Outra aposta gira em torno dos widgets na tela de bloqueio, que devem voltar ao sistema depois de quase 10 anos.
A expectativa é de que a versão final do Android 15 seja liberada ao público no segundo semestre de 2024. Assim que tivermos mais informações, te atualizamos por aqui e nas redes sociais do @canaljms!