Embora o Android 14 tenha sido lançado recentemente, o Android 15 já está sendo desenvolvido, e muito se fala sobre como será a próxima geração do sistema operacional do Google para celulares e tablets, com lançamento previsto para 2024.
A versão atual, Android 14, ainda sequer chegou a todos os usuários, mas a desenvolvedora já trabalha em algumas das novidades que farão parte da próxima atualização.
Como todos os devs estão trazendo recursos com Inteligência Artificial, é esperado que o novo sistema seja repleto de novidades.
Quando o Android 15 será lançado?
O sistema operacional, que será conhecido como “Vanilla Ice Cream” (Sorvete de Baunilha), está programado para entrar na fase beta ainda no primeiro semestre deste ano. A versão de teste geralmente fica disponível entre março e abril.
A Google também compartilhará algumas informações sobre a atualização durante a conferência Google I/O, que ocorre no meio do ano. Além disso, eles começarão a preparar o ciclo de desenvolvimento até o lançamento da versão final.
Seguindo o cronograma das versões anteriores, é provável que o novo Android seja lançado entre agosto e outubro de 2024. Normalmente, a atualização é disponibilizada primeiro para dispositivos da linha Google Pixel e, em seguida, adaptada para outras fabricantes como Samsung e Xiaomi.
Apenas para fins de comparação, o Android 13 foi disponibilizado no mês de agosto de 2022, enquanto o Android 14 foi lançado em outubro de 2023.
Possíveis novas funcionalidades do Android 15
O Android pode reintroduzir os widgets na tela de bloqueio, uma função que foi removida lá atrás na versão 5.0 Lollipop, em 2014. Algumas informações foram encontradas no código da versão beta 3 do Android 14 QPR2, e mostram que a ferramenta de personalização deve retornar na próxima atualização e seguir o exemplo do rival iOS.
Outra inovação que pode ser incluída no Android 15 é a opção de verificar a saúde da bateria do dispositivo. Uma aba “Saúde da bateria” pode exibir informações sobre a vida útil do componente e auxiliar na identificação do momento ideal para substituí-lo — lembramos que o iOS já possui uma configuração semelhante.
Além disso, uma informação encontrada no Beta do Android 14 QPR sugere que o Google está considerando adotar uma barra de navegação transparente no sistema. Aqueles que ainda optam por usar o Android com os três botões na parte inferior costumam se deparar com um fundo preto preenchido na interface, mas isso pode mudar em breve.
O Google também está desenvolvendo uma função que permite abrir qualquer aplicativo do sistema com um comando de voz — atualmente, isso só é possível com o Google Assistente e outros aplicativos semelhantes, como Bixby e Alexa. Essa novidade possibilitaria acessar aplicativos úteis sem precisar usar as mãos, e a desenvolvedora garante que a privacidade das conversas no aparelho seria preservada.
Segundo o desenvolvedor Mishaal Rahman, O uso do NFC deve ser atualizado modularmente no Android 15. Isso significa que o componente pode receber melhorias a qualquer momento, sem depender de uma atualização do sistema. Outras tecnologias como Bluetooth e Wi-Fi já adotaram esse mesmo padrão.
Agora, um detalhe interessante que está se tornando cada vez mais popular no mercado é o uso de smartphones dobráveis. Tendo isso em vista, uma possível atualização do Android pode aprimorar a experiência dos usuários com esses dispositivos.
O sistema operacional poderá oferecer uma opção para armazenar atalhos com pares de aplicativos na tela inicial. Dessa forma, será possível abrir duas ferramentas simultaneamente com a tela dividida, facilitando os processos no aparelho.
Quais celulares vão receber o Android 15?
A lista oficial de dispositivos elegíveis para a atualização pode variar dependendo do fabricante, mas podemos fazer algumas suposições com base nos períodos de suporte oferecidos por cada empresa. É comum que marcas como Samsung e Xiaomi por exemplo forneçam, em média quatro anos de atualizações do sistema para seus dispositivos. Como resultado, é provável que aparelhos lançados a partir de 2020 tenham a chance de ainda receber essa atualização.
É relevante ressaltar que os celulares da linha Samsung Galaxy S24 receberão suporte por até sete anos. Existe a esperança de que essa iniciativa da Samsung seja ampliada para outras linhas de produtos lançadas em 2024 e também seja seguida por outros fabricantes concorrentes de dispositivos Android.
Assim que tivermos mais detalhes sobre o novo Android 15, vamos te atualizar por aqui e nas redes sociais do @canaljms!