Recentemente, a descoberta de uma rede de dispositivos ilegais conectados a TVs box chamou a atenção da Anatel. Ao que tudo indica, o conselheiro da Anatel Artur Coimbra supostamente sugeriu que os consumidores se livrem dos aparelhos contaminados. Ou seja, ele recomendou que os dispositivos sejam descartados devido aos possíveis perigos à segurança.
A declaração do porta-voz da agência vem após uma denúncia feita por um centro de pesquisa chinês. Mais de 1,3 milhão de endereços IP no Brasil estavam sendo utilizados por uma rede de computadores infectados.
Esses dispositivos comprometidos continham vírus e outros programas maliciosos, o que lhes permitia serem controlados remotamente para realizar diversas atividades.
O representante da agência, informou ainda que o órgão já tinha sinais de uma atividade duvidosa acontecendo na internet brasileira a partir de agosto de 2023. O especialista também esclareceu que os provedores de acesso seguiram várias medidas para combater essa ameaça.
Produtos ilegais e usuários ingênuos
Por muitas vezes, os consumidores terminam não experimentando diretamente os inconvenientes de adquirir uma TV box não regularizada. Cada usuário pode até considerar que é lícito por ter desembolsado uma quantia significativa pelo produto, e isso os faz acreditar que estão “livres” de problemas.
Porém, caso a box não possua uma certificação da Anatel, certamente o produto não é legalizado. ”Caso você possua um desses aparelhos, é recomendado que se livre dele” O próprio laboratório antipirataria da Anatel já teria encontrado cavalos de Troia e backdoors embarcados em unidades de TV box irregular.
O grande problema é que a maior parte dos consumidores deste tipo de mercado, não acreditam em informações sobre este tema, porque “acham” que a agencia apenas estaria tentando convencê-los de não usar os produtos piratas, e assim fica ainda mais fácil dos hackers explorarem esta ingenuidade dos usuários em relação ao produto e implantarem malwares e backdoors nas TVs Box ilegais.
- Compre aqui uma TV Box homologada, e original livre de problemas!
Sistema Android nas TV boxes
De acordo com especialistas da companhia de segurança da informação (ESET), há softwares prejudiciais de conteúdo que podem ser encontrados em aparelhos com Android TV.
O especialista da Anatel destacou ainda que as caixas de TV com o sistema Android TV (ou mesmo Android, em algumas situações) podem executar um sistema criado por uma empresa renomada, como o Google, no entanto não possuem os recursos essenciais de proteção. Elas geralmente não recebem as atualizações de segurança mais recentes, por exemplo.
Ele ainda deve ter falado que a criptografia utilizada na comunicação das TV box irregulares com a internet não é igual àquela presente nos aparelhos regulares. Assim, em teoria seria viável a interceptação e leitura dos dados.
Caso queira ficar por dentro de todas as novidades, você pode nos seguir o CanalJMS no Youtube, onde abordamos frequentemente este tema.