A pergunta: O que está acontecendo com o Youtube?
Nos últimos meses/anos, as coisas já não são mais as mesmas no YouTube. Este foi o alerta que publiquei em minha conta no Twitter hoje. Pra quem não me conhece, eu comecei um canal na plataforma, no ano de 2015, para falar de tecnologia de uma maneira simples de aprender!
Algum tempo depois, cheguei a participar como um dos principais colaboradores da plataforma, em um programa interno. Porém, nossa comunicação foi ficando cada vez mais unilateral nos últimos anos, porque eu já formava uma opinião crítica ao formato que o algoritmo estava tomando.
Como eu já esperava, por se tratar de conteúdo útil para agregar conhecimento às pessoas em uma área tão complexa como a tecnologia, o CanalJMS só cresceu de 2015 pra cá no YouTube, e sou grato por isso, grato inclusive a plataforma que tanto me fez crescer e ter relevância no mundo tech, uma plataforma que sim paga bem, e hoje ainda é minha fonte de renda principal!
Foram anos e anos trabalhando para criar conteúdo, e os resultados apareceram, aliás qualquer pessoa que cria conteúdo originalmente e consegue alcançar as pessoas seja ajudando, ensinando, entretendo, ou informando, tem vastas possibilidades de crescer seja em qualquer plataforma ou rede social.
Mas em minha percepção, o problema começou justamente a partir do momento em que a conta começou a crescer. Quando eu tinha apenas 50 mil seguidores na plataforma, eu não percebia o problema! Neste artigo, você vai ler apenas um grande resumo do que está acontecendo no YouTube, e de como me sinto como criador de conteúdo na plataforma.
Atualmente, meu canal possui mais de 2 milhões de inscritos, porém desde que haviam 100 mil inscritos eu já tinha percebido este problema que marcaria tanto minha vida como criador de conteúdo. Desde os 100 mil inscritos, sempre que eu posto um vídeo novo no YouTube, seguindo todas as métricas, recomendações e diretrizes da comunidade, o vídeo simplesmente “quase” não tem alcance se você considerar a base de inscritos.
Para você ter uma ideia, quando o canal completou 100 mil inscritos, a cada 10 vídeos postados pelo menos 05 deles recebiam entre 3 mil e 5 mil visualizações nas primeiras 48h. Por vezes, se passava uma semana, e o vídeo sequer atingia 5 mil visualizações.
Eu sempre achei que tinha algo de errado, pois eram 100 mil seguidores, e ter apenas 5 mil views na maior parte dos vídeos? Cadê as pessoas que se inscreveram porque quiseram? Então em busca de orientações, eu conversei com um gerente de canal de dentro do YouTube. Ele me explicou que o alcance poderia ser menor, porque nem sempre todos os seguidores assistiriam alguns vídeos.
Sim era algo normal! Depois entendi como o sistema de recomendações funcionava. Pensei comigo, vou trabalhar para aumentar a comunidade, assim mesmo que nem todos sejam notificados, ou queiram assistir a todos os vídeos, haverá proporcionalmente um aumento. Afinal todos os meses 30 mil novos assinantes se juntavam ao canal.
O tempo foi passando, o ano era 2017, e meu canal completou 500 mil inscritos.
Eram 500 mil pessoas ali, porém a cada 10 vídeos postados pelo menos 05 deles ainda recebiam entre 3 mil e 5 mil visualizações nas primeiras 48h. Novamente, se passava uma semana e alguns sequer atingiam 05 mil visualizações.
CanalJMS YouTube
Conversei mais uma vez com o suporte e pedi ajuda, esperando que alguém explicasse o motivo daquilo acontecer. Havia algum indício de erro em meu canal?
Segundo eles, fizeram uma detalhada análise, e na época, me disseram que estava tudo nos conformes, não havia nada de errado. Isso era normal, era considerado pela plataforma “flutuação” atemporal! Poderia acontecer, já que “mais pessoas haviam criado canais”, assim, não teriam tempo de ver tudo.
Na imagem, mais a esquerda, flutuação normal, onde há uma alteração sazonal, a direita, queda constante, que não é algo normal!
Mas eram 500 mil inscritos, não me conformei com a resposta, por Deus, eu poderia jurar que havia algo errado! Mas continuei trabalhando, me perguntando dias e noites qual o motivo daquilo acontecer. Porém o tempo sempre passa!
Em 2019, o canal finalmente havia chegado a 1.000.000 de seguidores. Eram 1 milhão de pessoas! Finalmente não é? Era bem provável que os vídeos já recebessem pelo menos 20 mil acessos, certo? Não!
Eram 1 milhão de seguidores, 1 milhão de pessoas ali, porém a cada 10 vídeos postados pelo menos 05 deles ainda recebiam entre 3 a 5 mil visualizações nas primeiras 48h. Por vezes se passava uma semana, e já sabe né? O vídeo sequer atingia 5 mil views.
CanalJMS YouTube
Bom. Neste período, por ter mais de 1 milhão de seguidores na plataforma, eu pensei: Vão me dar mais atenção! Mas… Não foi bem assim senhores e senhoras!
Ao conversar com as minhas gerentes de canal, a resposta que eu ouvia era sempre a mesma! Sim, eu até recebia educadamente a sua atenção, mas, a resposta era sempre aquela, sempre a mesma, a resposta padrão, que estava no manual!
“As pessoas podem não assistir esse tipo de conteúdo, teste, mude, crie novos formatos”, sim, isto é normal!
Criar novos formatos, e testar é algo que deve ser feito mesmo! Mas o que estava acontecendo não era nada normal! Eu estava fazendo isso desde os meus 100 mil inscritos, a cada conversa, a cada tentativa e a cada nova meta alcançada! Mas embora Brasileiro, já estava tão cansado de tentar, mas eu deveria seguir!
Nesta época, eu tive uma crise de ansiedade, procurei ajuda médica e farmacológica, era apenas stress, noites mal dormidas e cansaço!
Meses depois, durante o período de pandemia que assolou o mundo e infelizmente ceifou milhões de vidas, as pessoas passaram a ficar mais em casa e passaram a consumir mais conteúdo também, então o alcance finalmente havia melhorado, quase dobrou o alcance, e o número de visualizações! Porém de vídeos antigos postados, era apenas um efeito pandemia! Nada que o YouTube tivesse feito!
De lá pra cá, atingimos a meta de 2 milhões de seguidores. Eu disse 2.000.000 de pessoas me seguindo no Youtube, e coincidentemente, após esta meta, os vídeos começaram, pasmem, independente do tema, a todos receberem mais de 10 mil, outros 20 mil outros 50 mil ou 100 mil views, sempre que eram postados, nas primeiras 48h n Youtube, havia o alcance normalizado?
Isso me animou tanto, parecia que enfim o YouTube havia mudado!
Afinal o canal continuava a receber mais de 30 mil novas pessoas a cada mês! Elas estavam alí! Mas como você pode imaginar, isso não durou muito. Novamente, agora com 2.040.000 assinantes, e 30 dias depois, dois milhões e quarenta mil pessoas me seguindo na plataforma, a cada 10 vídeos postados pelo menos 05 deles ainda recebem entre 3 a 5 mil visualizações nas primeiras 48h, outros sequer.
Por vezes, se passa uma semana, e o vídeo não consegue nem atingir 5 mil visualizações. Não importa o tema!
Felizmente, em meu caso, CanalJMS já tem autoridade no meio digital, alguns vídeos vão muito bem, o instagram está crescendo, e para o YouTube está tudo normal, mas tem muitos criadores que não vão nada bem, e isto não é normal para canais deste tamanho! Não é normal querido YouTube!
Se você reclama, a culpa sempre será sua, que talvez não saiba criar conteúdo na plataforma! Porém, o interessante é que analisando “alguns canais” que haviam subido junto com o meu naquela época, que ficam no topo, eles permanecem lá, todos os outros, incluindo o meu, despencaram novamente em março em 2020!
Parece que o YouTube está fazendo testes, aplicando estes testes em canais em produção, porém está demorando demais!
Conversando com outros creators que também tem canais com quase ou mais até de 2 milhões de seguidores no YouTube, percebi que há um descontentamento geral, desânimo, para alguns, até desespero, percebi também, que todos já questionaram diversas vezes ao YouTube, questionaram a seus Gerentes, no Twitter, na plataforma, e nada de sequer receberem um, sim, há um problema!
Nunca falaram publicamente, por medo, do YouTube punir ainda mais os seus canais, pois dependem da plataforma!
Então está na hora de trazer o problema a tona, daí eu me pergunto, estaria o algorítimo do YouTube maluco? Ele realmente se perdeu? Estaria o YouTube acabando? Eu que sou maluco? Errado? Não sei criar conteúdo?
Daí descobri que alguns canais, que me parecem selecionados a dedo, que ao contrário dos nossos, cresceram absurdamente no mesmo período pós março de 2020, data em que perdemos quase 50% do nosso alcance na plataforma. Para você ter uma ideia, no instagram, minha conta atualmente @canaljms tem apenas 58 mil seguidores, e os mesmos vídeos que posto no YouTube, quando decido postar lá também, pasmem, tem a mesma quantidade e até mais visualizações!
O que me parece é que há uma limitação, uma linha, uma barreira, que o YouTube colocou, e nada, nem ninguém consegue transpor! O problema, é que ao longo do tempo, isso faz você perder! Perder relevância, perder negócios, perder dinheiro, perder tanta coisa… Inclusive, para alguns, até a sua saúde, física e mental!
São noites e noites e noites pesquisando, pedindo ajuda, recebendo respostas padrão, e negando que exista sequer um problema! Outro dia, percebi ao pesquisar dentro do próprio analytics, o problema está mesmo no alcance!
Em aproximadamente 01 ano, foram 674,6 milhões impressões, quase 30% menos em relação ao mesmo período de 2020, por causa das mudanças no algorítimo! Mudanças que não são transparentes, você não sabe o que aconteceu, até que um asteroide te atinge!
Anteriormente, por exemplo, no ano de 2018 meu canal recebia uma média mensal de 56 milhões de impressões a cada mês, e convertia uma média de 4,2 milhões de visualizações por mês! Hoje, as impressões chegam a -50% e as visualizações a -40%!
Enquanto alguns poucos canais, se mantém em crescimento, alguns cresceram no mesmo período 500% em impressões e em visualizações!
E sim, são canais do mesmo tema, do mesmo nicho, no mesmo YouTube, com o mesmo algorítimo, com a mesma concorrência de muita gente criando conteúdo!
CanalJMS
Mas Jeff, então não é o seu canal? Não! O YouTube insiste em afirmar que não! E aqui ele até tem razão, porque o problema está acontecendo com dezenas de outros criadores! O fato é que isto tem causado marcas, é frustrante, inacreditável, imensurável e sem resposta!
Se a base de inscritos em nada mais importa para o YouTube, na hora de recomendar conteúdo a sí própria, ele deveria remover todas as inscrições, e trabalhar apenas em recomendações! Como toda rede social, o YouTube quer que você fique na plataforma, assista mais de um vídeo, é mais propaganda rodando, isso significa mais dinheiro, mas ela mesma está expulsando o tráfego de sí mesma!
Muitos criadores migrariam totalmente seu conteúdo da plataforma, para qualquer outra, que pagassem como o YouTube paga! Mas dependem 100% da plataforma!
Jeff, o YouTube não está falindo?
Não meus amigos! Segundo o site Tecnoblog, considerando todo o ano de 2020, a Alphabet – dona da Google e YouTube – registrou receita de US$ 182,5 bilhões contra US$ 161,8 bilhões em 2019. Já o lucro ficou em US$ 41,2 bilhões, montante que representa um aumento de 20% em relação ao US$ 34,2 bilhões de lucro do ano anterior.
O desempenho do YouTube é o que mais chama atenção. De acordo com Sundar Pichai, CEO da Alphabet, transmissões ao vivo (lives) e os vídeos curtos do YouTube Shorts (rival do TikTok) contribuíram bastante para isso. Mais de 500 mil canais transmitiram lives pela primeira vez em 2020 e os Shorts já recebem em torno de 3,5 bilhões de visualizações diárias, ainda segundo o executivo.
Não meus amigos, o YouTube não está falindo! Muito pelo contrário!
CanalJMS
Mas seria o YouTube candidato a virar um TikTok e esquecer os criadores que fazem vídeos mais completos e mais longos? Que realmente agregam conteúdo e não apenas entretenimento?
O que deve acontecer daqui pra frente? Será que os seus criadores devem migrar o seu trabalho para outra plataforma? Eu ainda não tenho a resposta! Mas eu te conto aqui na parte 2 assim que eu descobrir!
Mas eu realmente acredito, que se você assim como eu, tem passado por isso, deve tentar depender cada vez menos das plataformas, cada vez menos dos algorítimos, cada vez menos daquilo que você não pode controlar!
É imprescindível que você fortaleça sua marca, sua presença online como criador de conteúdo, esta é a apenas a introdução do problema, em breve, devo trazer o próximo capítulo pra você!
Honestamente, eu realmente espero, que o YouTube faça alguma coisa, pois eu “ainda” acredito na plataforma!
Então. Por Favor me conte o que você acha de tudo isso!