O YouTube anunciou em um vídeo publicado em seu canal Creator Insider que agora os criadores de podcasts podem enviar seu feed RSS para o YouTube e YouTube Music. Em agosto, foi anunciado que o suporte para feeds RSS estava por vir. No ano passado, a funcionalidade estava disponível apenas como um teste beta exclusivo por convite.
Essa mudança no apoio aos feeds RSS ajuda o YouTube a consolidar sua posição como um dos principais destinos para podcasts, especialmente porque concorrentes como o Spotify não oferecem suporte para essa funcionalidade.
O que é feed RSS?
Este é um dos meios mais usuais de compartilhar e obter acesso a conteúdo pela internet. Através de um leitor de feeds como o Feedly ou Inoreader, qualquer usuário pode receber as atualizações de um site ou blog em uma única interface. Isso permite que eles possam seguir e as receber automaticamente assim que forem publicadas.
Leia também:
- 6 funções do YouTube Music que vão transformar sua experiência
- TikTok agora decide “brigar” com o YouTube por vídeos na horizontal
Os produtores de podcast podem enviar um feed RSS para o YouTube utilizando o YouTube Studio. Basta abrir o app, clicar no botão “Criar” no canto superior direito e selecionar “Enviar feed RSS”.
Como funciona?
Com a atualização, a opção de conectar um podcast existente a um feed RSS aparece na guia ”Conteúdo”. Quando um novo episódio for adicionado ao feed RSS, o YouTube fará o upload automático do vídeo para o canal e notificará os assinantes.
Outras plataformas disponibilizam feeds RSS apenas para ouvintes, enquanto o YouTube pega os episódios de um feed RSS e os transforma em vídeos para a plataforma.
Isso é vantajoso para podcasters que priorizam o áudio, pois o YouTube automaticamente pega um feed RSS enviado e cria vídeos com a arte do programa do podcast como uma imagem estática.
Gostou da novidade? Em nossas redes sociais @canaljms estaremos sempre te atualizando de tudo que acontece no mundo da tecnologia!