Provavelmente, se você tem um computador em casa, você usa ele ligado a um aparelhinho chamado estabilizador, aliás por muito tempo as pessoas sempre incluíram este ítem como básico para qualquer KIT ao montar um PC! Você também já deve ter percebido, que de vez em quando ele da um “tec”? Um barulhinho como se a energia estivesse alternando!
O que você talvez não sabia, saiba que você pode estar colocando em risco o seu computador, por exatamente usar um estabilizador! Sim, esse aparelhinho que você comprou para proteger o PC, na verdade pode prejudicar ele!
Acontece, que o estabilizador que você tem em casa, sempre foi sinônimo de proteção para os componentes ligados a ele, mas hoje esse conceito é considerado falso por muita gente que trabalha diretamente no setor de energia, e para provar isto, um grupo de pesquisadores só precisou fazer alguns testes em condições específicas, unindo conhecimento sobre elétrica e a curiosidade!
Para tentar explicar: A tensão disponível nas tomadas de sua casa pode ser de 220 ou de 127 Volts dependendo do Estado onde você mora, a e essa energia é alternada com uma frequência de 60 Hz, variando desde 220V ou 115V a -220V ou -115V cerca de 60 vezes por segundo.
E infelizmente, a onda da rede elétrica é do tipo Senoidal e em quase 100% do tempo, o que apresenta diversos tipos de interferências!
Dentro do seu estabilizador, o esquema genérico nos permite observar que ele mede constantemente a tensão de entrada ou saída e verifica se ela está próxima de um valor nominal, por exemplo, 127 Vrms.
Se essa tensão variar para mais ou para menos, o estabilizador então aciona os relés, mudando a relação de espiras do transformador e assim mantendo a saída entorno de 127 Vrms.
Este é também o princípio de operação dos reguladores de tensão que as concessionárias de energia usam na rede de distribuição.
Então por que o ESTABILIZADOR de TENSÃO É RUIM? Assista a explicação completa neste video!