Hoje, vamos aprender a ativar o ODoH, o protocolo ODoH é um protocolo DNS seguro, que quando implantado dentro de um navegador, permite que o navegador esconda solicitações e respostas DNS dentro do tráfego HTTPS de aparência regular.
Isso torna o tráfego DNS de um usuário invisível para observadores de rede de terceiros, como ISPs.
Todos os seis principais fornecedores de navegadores têm planos de oferecer suporte a DNS-over-HTTPS (ou ODoH), um protocolo que criptografa o tráfego DNS e ajuda a melhorar a privacidade do usuário na web.
Neste vídeo, que postei em meu canal no YouTube, explico mais sobre o novo DNS, e logo abaixo, neste artigo, você encontra como ativa-lo!
VIDEO
Atenção: Antes de ativar o Oblivious, ODoH você deve alterar seu DNS para Cloudflare: Usando os seguintes DNS
Caso seja IPv4
- 1.1.1.1
- 1.0.0.1
Caso você use o IPv6
- 2606: 4700: 4700 :: 1111
- 2606: 4700: 4700 :: 1001
Agora, vamos ver como ativar o DNS Over HTTPS em seu navegador!
Chrome
Para habilitar o suporte a DoH no Chrome, os usuários teriam que usar o chamado argumento de linha de comando (ou sinalizador de linha de comando), que é um conjunto de instruções adicionais que são passadas para o executável do Chrome na inicialização, para habilitar em -dev features.
Etapa 1: encontre seu atalho do Chrome. Isso pode estar na barra de tarefas, área de trabalho, menu iniciar ou em qualquer outro lugar no sistema de arquivos.
Etapa 2: clique com o botão direito no atalho do Chrome e selecione a opção Propriedades .
Etapa 3: no campo Destino , adicione o seguinte texto no final do caminho do atalho e clique em Salvar . [ Fonte ]
–enable-features = “dns-over-https <DoHTrial” –force-fieldtrials = “DoHTrial / Group1” –force-fieldtrial-params = “DoHTrial.Group1: server / https% 3A% 2F% 2F1.1.1 .1% 2Fdns-query / method / POST
O texto acima irá configurar o Chrome para usar o servidor Cloudflare DoH. Os usuários podem selecionar qualquer outro servidor DoH
Firefox
A Mozilla foi a organização pioneira na criação do DoH junto com a Cloudflare. O suporte para DoH já está disponível em versões estáveis do Firefox. Você pode habilitá-lo na seção Configurações do navegador, na seção Rede.
Etapa 1: Clique no Menu
Etapa 2: Clique em configurações no Canto Esquerdo
Etapa 3: Role a tela para baixo, até o final e clique em Configurações de Rede
Etapa 4: Role a tela para baixo, até o final e ative o DNS sobre HTTPS
Edge
No momento o ODoH já está no Edge Baseado em Cromium, conforme o site da Microsoft, você pode baixar e instalar a versão mais rápida!
Acesse o site da Microsoft
No próximo ano, a Microsoft planeja lançar uma nova versão de seu navegador Edge, reconstruída na base de código Chromium.
Um porta-voz da Microsoft disse à ZDNet que a empresa apóia o projeto ODoH, e já está testando no Edge Cromium!
Lembrando que a versão do Edge baseada em Chromium, já oferece suporte a ODoH. Os usuários podem ativá-lo visitando:
edge: // flags / # dns-over-https
Opera
O Opera já lançou o suporte DoH. O recurso está desativado para todos os usuários, mas pode ser ativado a qualquer momento na versão estável e funcionará sem que os usuários realizem quaisquer etapas adicionais.
Isso ocorre porque os desenvolvedores do Opera estão usando um resolvedor DoH padrão, semelhante ao Firefox, e não o estão deixando para os ISPs, como o Chrome. Todo o tráfego do Opera DoH é atualmente canalizado para o resolvedor 1.1.1.1 DoH da Cloudflare.
Para habilitar o DoH no Opera, visite:
opera: // flags / opera-doh
Safari
Safari
Sem resposta. Porém, a Apple tem investido recentemente em recursos voltados para a privacidade do usuário, portanto, as chances de que o ODoH chegue ao Safari são grandes.
Me conta, se você conseguiu ativar o Oblivious em seu navegador, lembrando que o novo DNS deve ser usar junto ao Clouldflare!