Muitos usuários precisam por algum motivo, usar a internet “escondido” e terminam optando pela navegação anônima dos navegadores um recurso útil em alguns casos, mas você sabe realmente como a Guia Anônima funciona? E o que é possível fazer para navegar sem deixar rastros?
Este recurso está presente em diversos navegadores, eu não sei qual navegador você utiliza em seu dia a dia, então me conta, qual você costuma usar, e porque você acha que ele é o melhor para você? Eu costumo usar o Google Chrome para algumas coisas, mais dia a dia, e o Safari, pra outras.
Mas vamos usar como exemplo o Chrome! Onde nós também temos a Guia Anônima, um recurso bem útil para quem deseja navegar na internet sem que o histórico de navegação fique salvo no dispositivo, muitos usuários também acreditam que podem acessar sites de forma “privativa” com o uso da guia anônima, mas será mesmo? Há diversas dúvidas se a função realmente é segura e aparentemente até os funcionários do Google questionam a segurança dessa aba!
Recentemente, um questionamento veio de ninguém menos que a chefe de marketing do Google. A Bloomberg fez uma matéria, onde cita Lorraine Twohill, que teria enviado um e-mail para o CEO da empresa, Sundar Pichai. Nela, ela pede que a empresa faça uma Guia Anônima “realmente privativa”.
Não é de hoje que o Google é questionado sobre a função da guia anônima. O Google enfrenta inclusive um processo bilionário sendo então acusado de rastrear a navegação durante o modo privado e não explicar isso de forma clara seu funcionamento aos usuários!
Muitos usuários acreditam que navegar na internet usando o modo anônimo, ou o modo privado, como sugerem alguns navegadores, seria realmente o suficiente para se manter seguro e proteger sua identidade.
Mas não é bem assim que que a navegação anônima funciona, e não é apenas no Chrome, pode ser no Firefox, Safari ou em qualquer outro navegador! Sim, é um recurso útil, mas apenas para evitar que o histórico de navegação fique armazenado no dispositivo e conseguir se livrar de anúncios personalizados.
No entanto, o recurso não torna o usuário invisível em sua navegação! Lembre que essa opção não evita que você seja monitorado, sequer registrado em logs de acesso, o seu endereço IP continua ativo, e o seu provedor de Internet tem acesso a estes dados de navegação, assim como as agências de vigilância.
Ou seja, muito cuidado da próxima vez que você usar o modo anônimo, caso você apenas não queira que seu histórico seja registrado tudo bem, mas se o seu intuito é não ser “rastreado” ou que ninguém saiba quais sites você visitou, você está definitivamente, no lugar errado!
Agora eu tenho uma dica muito útil pra você, que usa o modo anônimo e estas dicas eu deixo no vídeo acima!
Ou seja, usar o modo anônimo de vez em quando, tem lá suas vantagens também, só não o confunda com algo que pode te deixar seguro, invisível ou não rastreável! Se você deseja realmente navegar de forma invisível, você precisa mesmo, é de uma VPN configurada corretamente!