Veja Como é Fácil ter Acesso a um Celular e Como se Proteger

 Veja Como é Fácil ter Acesso a um Celular e Como se Proteger

Este post é um exemplo de segurança que apresento no vídeo a seguir, recomendo que assista antes de prosseguir para entender!

Se você não entende nada de segurança; eu vou mostrar pra você neste vídeo como é simples enganar uma pessoa e instalar um malware no celular dela para roubar dados! Além de deixar DICAS para você se proteger também!

RECENTEMENTE: As orientações que recebemos na internet tinha um foco de não atender chamadas telefônicas em que o próprio número aparece como quem está ligando. Isso se trata de um golpe em que hackers conseguem invadir o celular da vítima e roubar informações. O pior é que eles precisam de apenas dez segundos para clonar o telefone.

Muita gente acha que isso é apenas mais um boato da internet! Até porque após um ataque hacker explorando a brecha de segurança a Anatel realmente bloqueou isso e desde Julho de 2019 não é mais “possível” fazer ligações para o próprio número. E isto é um problema, porque basta “alguém” falar na internet que não ha problemas que muita gente acredita.

Mas, a ligação realizada com o próprio número do usuário era possível através de uma técnica chamada spoofing que permitia ao hacker mascarar o número de origem com qualquer outro que desejar. O bandido escolhia o número da vítima para confundi-la e fazê-la atender a ligação.

E mesmo com todo o cuidado, ainda é possível usar o numero inclusive de outra pessoa de sua lista de contatos, basta que o hacker esteja na mesma rede wifi que você, usando um notebook, que ele descobre o seu número, usa técnicas de invasão, e ele pode usar o numero que quiser para chamar em seu celular, o numero de um amigo, amiga, médico, pai, mãe, e ao atender, a ligação fica muda, e em 10 segundos, seu celular já foi clonado.

Explorar as possibilidades, pode ser feita fisicamente ou com acesso remoto!

E normalmente, os métodos utilizados são via e-mail, voz, sms, e Redes Sociais!

O Hacker pode enviar e-mail de promoções, usar promoções no WhatsApp, usar a ferramenta HTTrack para copiar a página legítima de qualquer site, mudando o nome e colocando um link encurtado do Bitly. E as mensagens enviadas aos alvos são normalmente personalizadas com temas de interesse da vítima para aumentar as chances de sucesso!

O Atacante sempre quer Ganho financeiro; Dinheiro ou informações;

E a única maneira de você se proteger, é pensar como o atacante, entender como isso acontece! Como exemplo o Pegasus, o malware que espiona celulares, e está ativo no Brasil;

Fonte: Citizen Lab

O Pegasus é capaz de roubar praticamente qualquer informação do celular infectado, porque o operador do malware após o sucesso da infecção, pode acessar tudo de um smartphone. Ou seja: mensagens de texto, informações de calendário, mensagens de WhatsApp e outros aplicativos, localização GPS, microfone e câmera do dispositivo — e tudo sem que a vítima possa perceber.

O programa é considerado um dos programas de espionagens mais completos e avançados disponíveis para celulares, e ele é compatível com Android e iOS.

Um dos problemas é que os usuários têm em média, 66 aplicativos instalados. A maioria deles funciona mesmo sem a solicitação do usuário. O problema aqui é que você não pode controlar o que todos esses aplicativos estão fazendo silenciosamente.

De acordo com os dados da Kaspersky Security Network, 96 de 100 apps Android começam a funcionar sem o usuário iniciá-los — Ao passo que 83% tem acesso a dados sensíveis do usuário, como contatos, mensagens, histórico de chamadas, armazenamento de arquivos, entre outros.

DICAS

Antes de mostrar a você como é simples enganar uma pessoa e instalar um malware no celular dela para roubar dados! Presta atenção a essas dicas!

Não instale toneladas de aplicativos simplesmente por instalá-los. Antes de baixar um, pense por um momento – você realmente precisa?

Delete aplicativos que você não usa. Habitue-se a limpar seus apps, pelo menos uma vez ao mês. Mas sendo realista, não fique dois meses sem atualizar.

Mantenha os apps atualizados, e instale os updates logo que disponíveis. Versões mais novas geralmente incluem correções de segurança. A Google Play tem um sistema de atualização automático. Trata-se de uma função muito útil.

Ajuste as permissões de aplicativo. É importante ficar de olho em quais possuem acesso a dados sensíveis.

Não faz mal ter um aplicativo de segurança – antivírus para Android – que pode ajudá-lo em casos de ameaças.

Use a autenticação em duas etapas; É uma camada de proteção a mais; Instale o Google Autenticator ou o Auth

Sempre há vazamentos de senhas na internet, e os atacantes tem acesso as listas, eles vão usar o mesmo user e senha, e se tiver acesso ao gmail podem instalar apps remotamente em seu celular!

Use senhas diferentes ou um cofre de senhas e por fim, talvez a dica mais importante, crie o habito de verificar o link antes de clicar se ele estiver encurtado, eu vou mostrar a você agora, como é simples enganar um usuário!

De uma maneira simples, o que você está procurando está aqui: https://bit.ly/2HHBjEI (Link de Testes do Video);

jms

Talvez você goste

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *