Telas IPS, AMOLED, Super AMOLED, Retina, LCD e OLED

 Telas IPS, AMOLED, Super AMOLED, Retina, LCD e OLED

Na hora de escolher um smartphone pra você, a qualidade da tela faz muita diferença, IPS, AMOLED e Super AMOLED presente nos Smartphones Android, e OLED Super Retina e LCD Liquid Retina presente nos iPhones, mas uma coisa é certa, a qualidade da imagem será afetada;

E cada fabricante possui um tipo de tecnologia que prefere usar nos displays. Pessoalmente, eu prefiro as telas AMOLED e OLED, porque elas me dão exatamente o que eu espero de um smartphone!

Jefferson mas isso é muito confuso! Eu vou te explicar as vantagens e desvantagens de cada uma das telas, vamos dividir em 2 grupos – mas aqui tem um post com cada uma das telas bem explicadinho em meu instagram!

TELA IPS

A tecnologia IPS (In-Plane Switcing) é uma variação da tecnologia LCD, (Liquid Crystal Display);

A vantagem da tela IPS é o preço, ela é mais barata de produzir, já que o sistema das telas LCD é simplificado e usam um filtro de luz formado por pixels emitindo luz de fundo para projetar as cores na tela do aparelho;

Mas as telas com tecnologia IPS consomem mais bateria que as suas concorrentes. Na tela LCD os cristais ficam transparentes ou opacos para deixar a luz passar pelos pixels. Esta luz fica o tempo todo ligada. No caso do preto, os cristais nunca ficam totalmente pretos e sim mais opacos, já que a luz de fundo permanece acesa.

Exemplos; Zenfone 6, Moto G8 Plus, Moto One Hyper, Mi A2 e Pocophone F1, LG G6 e iPhone 6S tambem se renderam ao IPS LCD

AMOLED

A tecnologia AMOLED é baseada na OLED. A sigla vem do nome Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode ou em português, Matriz-Ativa de Emissão de Luz Orgânica por Diodos. E a Diferença é que cada pixel na AMOLED emite luz. Assim, através do jogo entre as cores vermelho, verde e azul, emitidas por cada ponto da tela, é possível criar as milhões de cores necessárias para formar as imagens no display do aparelho.

Uma das vantagens é a economia, a bateria possui uma redução de consumo, principalmente se você usar um papel de parede preto, ou o modo noturno que esta chegando aos smartphones. Outra vantagem em relação ao IPS é que é possível trazer telas mais finas, e as cores são mais vibrantes;

É por isso que o preto nas telas AMOLED é mais intenso, pois os diodos orgânicos estão desligados, ou seja, tem-se assim a ausência completa de luz. Existem desvantagens? Eu não vejo desvantagens em uma tela como essa, a não ser o preço. Smarts intermediários premium e tops de linhas já usam AMOLED; Mi 9, Mi Note 10

Neste ponto nós já temos um parâmetro: IPS x AMOLED já que todas as outras serão baseadas nelas;

Super AMOLED, as telas Super AMOLED são uma criação comercial da Samsung, que melhorou a tecnologia empregada nas telas AMOLED. A Samsung adicionou uma camada sensível ao toque dentro da própria tela AMOLED. Deste modo ela removeu o vidro touch screen que as telas LCD e AMOLED possuem. Para smartphones com Android sem duvidas as telas AMOLED ou Super AMOLED se for um Samsung, são melhores; Cores mais vivas, brilhantes e economizam mais bateria.

O Super AMOLED garante que os pixels pretos sejam totalmente desligados, emitindo 0 lux mesmo no brilho máximo. E se este é um fator importante pra você, fuja das telas IPS LCD, mesmo que isso signifique gastar mais; Exemplos: Smartphones Samsung como o A20, A70, e os tops de linha usam essas telas!

Agora vamos falar LCD OLED e Retina, o modelo convencional do iPhone 11 tem um painel LED LCD, que na verdade é um vidro fino com cristais em seu interior (o LCD) – que tem uma iluminação traseira feita por diodos emissores de luz (os LEDs) – A tela á melhor que a IPS dos Androids, porque tem mais brilho e mais contraste;

Smartphones Android como o Galaxy A10, M10 também usam TFT LCD,

OLED, os novos iPhones 11 Pro e 11 Pro Max usam telas OLED, baseadas em diodos orgânicos que não precisam de iluminação traseira, já que o painel tem emissão de luz própria. Este tipo de display é mais caro, mas têm cores mais vivas, brilho e contraste, e a grande diferença, mais nitidez. E bem mais cara!

Para Smartphones com iOS sem duvidas as telas OLED Super Retina, são melhores; Cores mais vivas, brilhantes, e muito mais nitidez. Mas a tela LED LCD Liquid Retina na versão de entrada dos iPhones ; por ser LED é melhor que a IPS usada em celulares com Android!

Alguns Smartphones Android como Huawei P30 tambem usam OLED. Lembra de ver o post com cada uma das telas bem explicadinho em meu instagram!

TEM UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE QUE EU QUERO FAZER

Uma tela LCD, (IPS no caso), você vai encontrar imagens mais suaves e próximas da realidade. Porém, a maioria das pessoas irá reparar no contraste das cores, se são mais “vivas” ou não. Por isso a preferência da maioria é pela telas de AMOLED. Como o preto é mais real, automaticamente o contraste será maior.

O conceito da tela Retina, tem, apenas a uma resolução muito alta, além daquilo que o olho humano pode distinguir a uma certa distância. Na realidade, tratam-se de telas com a tecnologia IPS e que tendemos a relacionar aos produtos da Apple. Mas ela é mais um conceito criado com fins publicitários do que um recurso determinante em si.

jms

Talvez você goste

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *