Termos e Siglas Tecnológicas dos Smartphones

Hoje vamos conversar sobre os termos e siglas mais utilizadas em Smartphones, termos tecnológicos, que muita gente ainda não sabe a diferença, então espero que este artigo possa te ajudar a entender melhor!

Se desejar, pode assistir a versão em vídeo logo abaixo!

Se você gostou não esquece de se inscrever em meu canal de tecnologia no YouTube 🙂

MEMÓRIA RAM

É a memória de troca, apenas usada para executar os aplicativos juntamente com o processador, é o que torna o aparelho mais rápido. No mercado ainda encontramos aparelhos de 1GB a 2GB em aparelhos mais baratos, os intermediários chegam cm 3GB a 4GB de RAM e geralmente modelos e smartphones top de linha chegam até até 8GB.

MEMÓRIA ROM

É a memória de Armazenamento Interno – Esta é aquela memória memória usada para instalar aplicativos e guardar fotos, músicas, vídeos e outros tipos de arquivos. Nos modelos básicos ainda temos aparelhos sendo vendidos com  4GB, para smartphones intermediários vão de 8GB a 16GB e modelos melhores com 32GB a 256GB

CHIPSET QUAD CORE / OCTA CORE / DECA CORE

Este termo, se refere ao número de núcleos do processador!

QUAD CORE, tem quatro núcleos; OCTA CORE, oito núcleos e DECA CORE Dez Núcleos. Quanto mais núcleos, mais rápido será o seu aparelho em temos de processamentos dos dados, mas ele tem que ter uma boa memória RAM compatível, caso contrário não terá efeito algum.

Agora vamos falar de Conectividade!

Wi-Fi b/g/n/ac – O Wi-Fi é usado para acessar à internet, e a maioria dos smartphones já suportam a versão N. Porém alguns aparelhos mais avançados também trabalham com a rede AC, que é bem mais rápida, mas esse ganho de velocidade somente será percebida se o aparelho estiver em uma rede sem fio (roteador) que também funcione no padrão AC.

Wi-Fi Direct – Esse recurso não tem internet, apenas permite a transferência de conteúdo entre celulares por meio de uma rede Wi-Fi local mesmo sem um roteador por perto. O aparelho estando equipado com Wi-Fi Direct poderá criar sua própria rede e conectar-se a outros aparelhos o que pode substituir o Bluetooth em certas situações, fornecendo uma conexão mais rápida e consumindo menos os recursos da bateria, o que é ótimo!

Hi-Fi – ou High Fidelity (Alta fidelidade) não confundo com Wi-Fi, este termo significa simplesmente que o aparelho pode reproduzir sons com maior fidelidade, minimizando ruídos e distorções e utilizando dois ou mais canais de áudio.

Redes Móveis

A maioria dos aparelhos são 3G mas a rede 4G LTE (Long Term Evolution) – Que é a quarta geração móvel de transmissão de dados baseada no GSM e WCDMA voltada ao uso da internet, é sucessora da 3G. Entre as diferenças, a principal delas está na velocidade de conexão e no carregamento de dados, chegando a ser 10 vezes mais rápida que a 3G.

USB On The Go (OTG) – Esta tecnologia que permite aos smartphones conexão direta com pen drives, teclados e quaisquer outros gadgets que tenham saída USB.

USB Tipo C – O melhor, é um novo padrão que se adapta ao conector, que pode ser usado de ambos os lados e tem um tempo de carregamento mais eficiente!

NFC (Near-field Communication) – Essa tecnologia é usada basicamente, para facilitar a comunicação entre o smartphone e acessórios como relógios inteligentes (smartwatchs e máquinas que leem tags). Ou seja, quando o usuário aproxima o smartphone com módulo NFC de equipamento compatível, a sincronização ocorre de modo instantâneo. O Bluetooth é usado para transferência de dados e o NFC também é usado em sistemas de pagamento móvel.

Vamos falar da resolução das TELAS

High Definition (HD) – Displays em HD são capazes de reproduzir imagens em alta definição em uma resolução de 1280×720 pixels, dentro de uma proporção de 16:9.

Full HD – A qualidade Full HD é a mais indicada para o display, porque tem uma definição de imagem com 1920×1080 pixels. Essa resolução indica Full High Definition (1080p) logo bem maior do que uma qualidade apenas em HD (720p).

Quad HD (1440p) – Chega a 2K, e tem uma resolução muito maior, e também só é encontrada em aparelhos bem mais caros!

GORILLA GLASS – Este termo se aplica ao vidro de alta resistência usado para proteger a tela de alguns smartphones intermediários e top de linha. A versão mais comum é o Gorilla Glass 3, com a resistência apenas associada a arranhõestestei isso no vídeo acima com um estilete 😀

BATERIA

Ete ítem não poderia faltar, e já falei sobre ele bastante em meu canal, mAh (mili-Ampére-hora) – É a unidade que mede a capacidade de carga da bateria do celular, a média encontrada é de 3.000mAh. Mas cada celular tem um consumo de energia diferente, e a duração da bateria pode variar.

Pra você ter uma ideia, uma bateria de 3000 mAh é o que a gente encontra em bons aparelhos hoje em dia. Menos do que isso, certamente o seu smartphone vai precisar ser recarregado mais de uma vez por dia.

Espero ter ajudado e que você possa conhecer o canal lá no YouTube! Agora, me conta se você já conhecia todos estes termos tecnológicos dos smartphones! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *